Moradores do Quingoma participam de atividade sobre uso consciente de equipamentos de urbanização e lazer da obra de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga

Moradores do Quingoma participam de atividade sobre uso consciente de equipamentos de urbanização e lazer da obra de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga

Os moradores do Quingoma, no município de Lauro de Freitas, participaram, na última sexta-feira (10/02), de uma reunião para orientação sobre o uso consciente de equipamentos de urbanização e lazer, construídos pela obra de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga, realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER, junto ao Consórcio Ipitanga.

O encontro, idealizado pelo Governo do Estado e executado pela CONDER, aconteceu no Parque das Águas, um dos seis reservatórios de amortecimento construídos para minimizar alagamentos em Salvador e Lauro de Freitas. O equipamento, que deve ser entregue em breve pelo Governo do Estado, está localizado na Rua Marta Aguiar da Silva, no bairro Quingoma.

Durante a atividade, representantes do Consórcio Ipitanga e da Prime Ambiental destacaram a importância socioeconômica do projeto de macrodrenagem e os cuidados necessários para a preservação dos equipamentos instalados.

Além de quadra poliesportiva, parque infantil e equipamentos de ginástica, o parque conta com um barramento construído para evitar que, com as chuvas, ocorram alagamentos em ruas de Lauro de Freitas.

Para o morador Tiago Santos, a obra trouxe melhorias para a qualidade de vida da comunidade e destacou a importância de conscientizar a população sobre os cuidados com os equipamentos. “Quem utiliza a praça precisa estar consciente de que é necessário zelar e cuidar dela. Em uma comunidade carente de opções de lazer, esse espaço é bacana para trazer a família e praticar esportes”, avalia.

Já para doméstica Rosângela Santos, que também acompanhou a reunião, além das opções de lazer, a obra “melhorou bastante a questão dos alagamentos na região”. “Antigamente, a água chegava até um ponto alto e agora não se vê mais isso”, ressaltou a moradora do Quingoma há 37 anos.

De acordo com a coordenadora social do Projeto Técnico Social (PTS) Joanes-Ipitanga, Caroline Lima, a “ação oportuniza a reflexão sobre a corresponsabilidade dos cidadãos e visa estimular que eles sejam multiplicadores dos cuidados com esse espaço de convívio social, lazer e cultura, mantendo-o limpo e conservado para a valorizar a autoestima da comunidade”.

O projeto de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga, executado pela CONDER, por meio do Consórcio Ipitanga, com financiamento federal de R$ 188 milhões do PAC II, tem o objetivo de mitigar o impacto das enchentes e dos alagamentos periódicos nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas. Para isso, é feita a retenção de água em seis reservatórios de amortecimento e o desassoreamento de parte do Rio Ipitanga. Cinco desses reservatórios contarão com parques e urbanização, sendo um deles o Parque das Águas.

Em paralelo, estão sendo revestidos oito canais de macrodrenagem, que auxiliarão na drenagem de água de forma mais eficiente. O conjunto de intervenções vai diminuir significativamente o impacto das enchentes e melhorar a qualidade de vida de mais de 200 mil pessoas.

Fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.