Moradores começam a utilizar área de lazer da obra de macrodrenagem inédita em Salvador e Lauro de Freitas

Moradores começam a utilizar área de lazer da obra de macrodrenagem inédita em Salvador e Lauro de Freitas

*Os eventos descritos abaixo foram realizados antes da pandemia de COVID-19.

Após a visita do governador Rui Costa às obras de macrodrenagem dos rios Joanes e Ipitanga, os moradores de Salvador e Lauro de Freitas começaram a utilizar os equipamentos do Parque Rosa dos Ventos, localizado na entrada do bairro Jardim das Margaridas. A entrega da área de lazer alagável do reservatório de amortecimento faz parte do conjunto de intervenções em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e pelo Consórcio Ipitanga, liderado pela Construtora Queiroz Galvão.

Os 66 mil metros quadrados da área visitada pelo governador na sexta-feira (07/02) foram transformados em ambiente de lazer com campos de futebol, quadras poliesportivas, parquinhos, ciclovias, entre outros. Parte dessa área foi projetada para que fique alagada no período de cheias do rio. A previsão é de que, após um período de 24 horas, a água baixe e depois da limpeza adequada, a população possa voltar a utilizar o espaço. Nessa área localizada em frente ao Aeroporto Internacional de Salvador está instalado um dos seis reservatórios de amortecimento da obra inédita que visa evitar as enchentes que prejudicam milhares de moradores do entorno dos rios em época de chuva. Os reservatórios, com solo permeável, além de cumprirem a função de reter a água, também receberão os espaços de convívio e lazer para a população.

Morador de Itinga há mais de 30 anos, Raimundo Henrique de Lima, 54, lembra que antes o local era um matagal e as pessoas só o utilizava para jogar futebol nos dois únicos campos de barro existentes na época. “Hoje nós temos essa imensa praça onde podemos contemplar a paisagem com os pássaros que estão retornando para essa área e vir jogar futebol, vôlei, dama, dominó, caminhar e também trazer toda a família para a praça”, comenta o marceneiro. Para Elba Carvalho, 40, que trouxe os filhos Jhones, de 14 anos, e James, de 10, para jogarem futebol no parque com os amigos, a praça traz muitos benefícios para a saúde dos moradores. “Toda criança precisa de um lazer. A prática de esportes e esse espaço agradável vai beneficiar a saúde deles”, afirma a dona de casa acompanhada de outras mães que estavam na torcida e vibrando a cada lance ou gol dos filhos.

Projeto Técnico Social mobiliza comunidade
Enquanto as intervenções acontecem, as famílias das comunidades do entorno têm sido envolvidas em uma série de atividades que procuram mobilizar e comunicar os moradores sobre as obras e seu andamento, além de fortalecer a organização comunitária, a educação ambiental e geração de renda. Na noite de quarta-feira (05/02), antes da visita do governador Rui Costa, a equipe social do Consórcio Ipitanga e da CONDER realizaram uma reunião informativa sobre a utilização adequada e segura dos equipamentos pertinentes ao Parque Rosa dos Ventos.

“O nosso objetivo é informar sobre os usos para que a comunidade seja sensibilizada em relação à importância dessa praça e os cuidados que precisam ter para manter esse equipamento que está sendo entregue”, declarou Carolina Homem, supervisora social da CONDER, que espera que o local sirva de fato não só para a drenagem, mas para o lazer, a interação e a comunicação da própria comunidade.

Cerca de 60 pessoas entre líderes comunitários, membros da Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física (CAISF) e moradores do entorno participaram da reunião informativa e puderam esclarecer dúvidas sobre o uso do parque, dos reservatórios, questões de segurança e a importância do cuidado com os equipamentos disponíveis. Na ocasião, a equipe social apresentou um vídeo de sensibilização sobre as diferentes formas de sociabilidade nas relações em uma praça.

Residente de Itinga, William Regis, 36, elogiou a área de lazer e a realização da reunião para a comunidade. “Esse esclarecimento é importante para que a população fique atenta a se organizar, contribuir também com limpeza e a manutenção dos equipamentos da praça para que todos possam usufruir o máximo de tempo”, avalia o morador que também solicita a mobilização de todos.

De acordo com Rafaela Cidade, coordenadora social do projeto, o encontro foi bastante produtivo para que os participantes pudessem compreender a grande relevância que a praça tem para vida deles. “Além disso, a reunião fortaleceu os laços criados e estabelecidos entre a comunidade e a equipe social da CONDER e do Consórcio Ipitanga”, destaca.

Texto e fotos: Luciano Marins (ASCOM PTS)

Deixe um comentário