A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), através do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga, promoveu na última quinta-feira (15) a Oficina de Educação Ambiental: da compostagem à horta para 20 beneficiários das intervenções de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga, no Colégio José Augusto Tourinho Dantas, em Salvador.
Durante quatro horas, os participantes dialogaram sobre sustentabilidade, princípios e métodos de compostagem, tipos de horta e economia sustentável, além de colocarem em prática os aprendizados com a montagem de uma composteira doméstica com resíduos orgânicos e a plantação de mudas (hortaliças) na horta do colégio.
Para a facilitadora Betina Bona, empresária e agente ambiental da Terra Vida Soluções Ecológicas, as perguntas e dinâmicas realizadas com os beneficiários do projeto durante a atividade foram enriquecedoras pelo motivo de já existir uma experiência anterior do público com as questões ambientais dentro do contexto familiar.
A oportunidade de plantar hortaliças e criar o próprio adubo para uma horta nutritiva no próprio colégio foi o que mais chamou atenção de Yone Batista, moradora do Parque São Cristóvão. “Agora a gente sabe cuidar, criar nosso adubo, plantar, podemos ensinar para nossa família e ver que a horta da escola pode também servir para a merenda escolar”, pontuou a participante.
De acordo com o professor e engenheiro Saulo Mota, morador do Jardim das Margaridas, “a oficina proporcionada pelo PTS dentro do colégio foi fundamental para a formação dos moradores enquanto cidadãos conscientes da sua função pelo meio ambiente”.
Todos os participantes receberam ao final da oficina um kit jardinagem contendo um par de luvas de pano, duas pás e um ancinho de 3 dentes. “Esperamos que os beneficiários possam sair sensibilizados e motivados a colocarem em prática os ensinamentos. Principalmente a reaproveitar os resíduos orgânicos de casa”, destacou Regina Alves, técnica social do PTS.
Educação Ambiental e Patrimonial
A Oficina de Educação Ambiental: da compostagem à horta é uma das atividades promovidas gratuitamente pela Conder, através do PTS Joanes-Ipitanga, e que integra o eixo de Educação Ambiental e Patrimonial do projeto. O objetivo do eixo é manter os moradores das intervenções de macrodrenagem sensibilizados e mobilizados para mudança de atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida saudável.
Dentro desse eixo já foram realizadas reuniões de sensibilização para uso dos equipamentos construídos pela obra, instalação de placas educativas nos reservatórios de amortecimento, oficina de pintura em sacolas ecológicas, visitas ao Parque das Dunas (Meio Ambiente em Movimento) e oficina sobre sustentabilidade, preservação patrimonial e residencial para mulheres.
Para mais informações, acesse o site do projeto: www.ptsjoanesipitanga.com.br.
Confira todas as fotos da oficina de educação ambiental no link. Clique aqui!
Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga