Os 22 beneficiários das intervenções de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga que estiveram presentes nos oito encontros de formação receberam os certificados da segunda edição do curso de Confeitaria Básica promovido pela Conder, através do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga. Os encontros aconteceram ao longo do mês de julho na sede do Senac Lauro de Freitas.
A atividade, que integra as ações gratuitas do eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do projeto, teve como principal objetivo proporcionar qualificação profissional para estimular o empreendedorismo e a inserção dos moradores no mercado de trabalho.
Durante as 30 horas do curso com duas turmas (matutina e vespertina), os participantes tiveram aulas práticas e teóricas sobre segurança alimentar e técnicas básicas de confeitaria para manuseio e preparo de bolos, doces e salgados com o acompanhamento do instrutor de gastronomia do Senac.
Para a aluna Valmirene Santos, moradora do Parque São Cristóvão, o curso foi bastante produtivo quanto aos conhecimentos adquiridos. “Foi a minha primeira experiência com essa área e agradeço pela oportunidade de ser selecionada entre tantas pessoas inscritas. Foram oito dias de uma ótima experiência e aprendizado com essa equipe e um professor nota 10”, avaliou a participante.
O cozinheiro e instrutor do Senac, Vinicius Soares, destacou o desempenho dos participantes. “Foram duas turmas incríveis. São pessoas em situação de vulnerabilidade, que através dessa formação básica podem crescer profissionalmente. Aqui eles aprenderam as bases e isso dá ferramentas para que desenvolvam atividades e melhorem a situação econômica”, enfatizou o instrutor.
No dia do encerramento, todos os participantes receberam um kit de confeitaria básica previsto na atividade, a certificação do projeto social e do Senac e puderam degustar os bolos e doces preparados pela turma. Além da equipe social do PTS, também estiveram presentes os representantes da coordenação pedagógica e gerência do Senac Lauro de Freitas.
“Através dessas duas edições, identificamos a transformação na vida desses beneficiários do projeto. Acreditamos que momentos como esse de acesso à qualificação profissional impactam verdadeiramente na vida dessas pessoas e temos identificado participantes que já estão atuando na área e continuam trocando informações para se qualificarem cada vez mais”, ressaltou Regina Alves, técnica social do PTS Joanes-Ipitanga.
Assista ao vídeo da primeira edição do curso de Confeitaria Básica: https://www.youtube.com/watch?v=zMm7-VAx6Kg
Clique aqui e confira as fotos da turma matutina do Curso de Confeitaria Básica.
Para conferir as fotos da turma vespertina, clique aqui.
Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.