Em razão dos avanços das intervenções integradas para o manejo de águas pluviais no Rio Ipitanga, a Rua Dr. Gerino de Souza Filho, em Lauro de Freitas, será interditada entre os dias 28/02 e 21/03, no trecho próximo ao Posto Larco de Vida Nova, para execução do Canal Caji da Urbis. A intervenção faz parte do projeto de macrodrenagem na região, realizado pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) e do Consórcio Ipitanga.
Durante a interdição, o tráfego na Avenida Jaime Vieira Lima e na Rua 15 de Janeiro, no Recreio Ipitanga, será temporariamente alterado para via de mão dupla e os motoristas e moradores devem ficar atentos às placas de sinalizações de obras e outras de segurança instaladas. Uma das rotas alternativas para evitar a circulação de veículos na região nesse período é a Estrada do Coco.
O Canal Caji da Urbis é o maior em extensão entre os oito previstos no projeto de macrodrenagem e sua execução, com o aumento da seção do canal que está sendo executado, irá contribuir de forma mais eficiente para a drenagem da água das chuvas até desaguar no Rio Ipitanga.
“Esse canal recebe contribuições de águas pluviais de três comunidades (Vida Nova, Caji e Jardim Ipitanga), o que corresponde a um total de 130 hectares”, afirma Fernando Silva, engenheiro da gerenciadora que auxilia a CODES/DINEP/CONDER, na fiscalização da obra.
Em função do volume de água que passa pela região em direção ao Rio Ipitanga, a execução do canal é fundamental, como avalia Marco Aurélio, técnico especializado do Consórcio Ipitanga. “É de extrema importância para minimizar os impactos na região e dar maior fluidez à água, que vai conseguir passar com maior facilidade, além de promover o bem-estar da população”, ressalta.
A expectativa de Jociléia Nascimento, moradora de Vida Nova há 26 anos e diretora de um colégio na região, é bastante positiva. “Acredito que quando estiver concluído irá trazer muitas melhorias porque ao longo desses anos sofremos muito quando chove”, avalia a professora ao lembrar dos prejuízos causados pelos alagamentos de anos anteriores.
A equipe social do Consórcio Ipitanga segue realizando mobilizações com a população, os comerciantes, condomínios e colégios da comunidade, através da distribuição de cards, cartazes, flyers e da circulação de carro de som nas principais ruas e transversais, para informar e orientar os moradores do trecho sobre a intervenção temporária. “Através das abordagens presenciais, falamos sobre os benefícios da obra e comunicamos sobre as vias alternativas”, pontua Josemar Barros, mobilizador social.
A segunda fase de intervenção do Canal Caji da Urbis está prevista para ocorrer entre os dias 30/03 e 20/04 com bloqueio na Avenida Jaime Vieira Lima, em Lauro de Freitas. Nessa ocasião, o tráfego no trecho da Av. Dr. Gerino de Souza Filho será alterado para mão dupla.