CONDER realiza intervenção de macrodrenagem para execução do Canal Caji da Urbis, em Lauro de Freitas

CONDER realiza intervenção de macrodrenagem para execução do Canal Caji da Urbis, em Lauro de Freitas

Em razão dos avanços das intervenções integradas para o manejo de águas pluviais no Rio Ipitanga, a Rua Dr. Gerino de Souza Filho, em Lauro de Freitas, será interditada entre os dias 28/02 e 21/03, no trecho próximo ao Posto Larco de Vida Nova, para execução do Canal Caji da Urbis. A intervenção faz parte do projeto de macrodrenagem na região, realizado pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) e do Consórcio Ipitanga.

Durante a interdição, o tráfego na Avenida Jaime Vieira Lima e na Rua 15 de Janeiro, no Recreio Ipitanga, será temporariamente alterado para via de mão dupla e os motoristas e moradores devem ficar atentos às placas de sinalizações de obras e outras de segurança instaladas. Uma das rotas alternativas para evitar a circulação de veículos na região nesse período é a Estrada do Coco.

O Canal Caji da Urbis é o maior em extensão entre os oito previstos no projeto de macrodrenagem e sua execução, com o aumento da seção do canal que está sendo executado, irá contribuir de forma mais eficiente para a drenagem da água das chuvas até desaguar no Rio Ipitanga.

“Esse canal recebe contribuições de águas pluviais de três comunidades (Vida Nova, Caji e Jardim Ipitanga), o que corresponde a um total de 130 hectares”, afirma Fernando Silva, engenheiro da gerenciadora que auxilia a CODES/DINEP/CONDER, na fiscalização da obra.

Em função do volume de água que passa pela região em direção ao Rio Ipitanga, a execução do canal é fundamental, como avalia Marco Aurélio, técnico especializado do Consórcio Ipitanga. “É de extrema importância para minimizar os impactos na região e dar maior fluidez à água, que vai conseguir passar com maior facilidade, além de promover o bem-estar da população”, ressalta.

A expectativa de Jociléia Nascimento, moradora de Vida Nova há 26 anos e diretora de um colégio na região, é bastante positiva. “Acredito que quando estiver concluído irá trazer muitas melhorias porque ao longo desses anos sofremos muito quando chove”, avalia a professora ao lembrar dos prejuízos causados pelos alagamentos de anos anteriores.

A equipe social do Consórcio Ipitanga segue realizando mobilizações com a população, os comerciantes, condomínios e colégios da comunidade, através da distribuição de cards, cartazes, flyers e da circulação de carro de som nas principais ruas e transversais, para informar e orientar os moradores do trecho sobre a intervenção temporária. “Através das abordagens presenciais, falamos sobre os benefícios da obra e comunicamos sobre as vias alternativas”, pontua Josemar Barros, mobilizador social.

A segunda fase de intervenção do Canal Caji da Urbis está prevista para ocorrer entre os dias 30/03 e 20/04 com bloqueio na Avenida Jaime Vieira Lima, em Lauro de Freitas. Nessa ocasião, o tráfego no trecho da Av. Dr. Gerino de Souza Filho será alterado para mão dupla.