Conder promove visita à obra de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga com moradores e lideranças de Lauro de Freitas e Salvador

Conder promove visita à obra de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga com moradores e lideranças de Lauro de Freitas e Salvador

Com o intuito de apresentar os resultados e benefícios das intervenções integradas para o manejo das águas pluviais do Joanes-Ipitanga, a Conder promoveu no fim de outubro a última visita à obra da CAISF (Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física). A comissão é composta por moradores e lideranças dos bairros beneficiados e integra o Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga.

Os beneficiários de diferentes áreas de intervenção na região puderam esclarecer dúvidas e conferir as mudanças positivas referentes à mitigação de alagamentos em períodos de grande volume de chuvas, através da construção de seis reservatórios de amortecimento e da retificação ou ampliação de oito canais de macrodrenagem. Na atividade também estiveram presentes representantes das equipes sociais, de engenharia e de sustentabilidade do Consórcio Ipitanga e da Conder.

“Nosso objetivo foi proporcionar aos moradores participantes a observação e o debate sobre a transformação nos seus territórios em razão da obra, complementando as informações socializadas durante todas as visitas realizadas anteriormente através da CAISF. Saímos hoje com a sensação de dever cumprido, através da articulação em comunidade”, afirmou Caroline Lima, coordenadora social do PTS Joanes-Ipitanga.

A última edição da visita foi iniciada no escritório social do projeto, em Itinga, com uma roda de diálogo na qual a equipe social e de engenharia do Consórcio Ipitanga repassaram informações relevantes sobre a atividade, sobre os trechos visitados e exibiram um vídeo sobre a obra. Na ocasião, todos os participantes receberam um kit contendo água, lanche, sacola, camisa, boné e squeeze personalizado com o mascote Pitanguinha, além do catálogo com fotos e histórico das intervenções sociais e físicas do projeto de macrodrenagem.

Além dos reservatórios com áreas de lazer e urbanização, os participantes puderam visitar com as equipes um trecho do desassoreamento do Rio Ipitanga em Lauro de Freitas e canais executados, como o Jardim dos Pássaros, Caji da Urbis, Santa Júlia e Jardim Jaraguá.

De acordo com Claudia Francisca, moradora de Itinga, a visita foi um retorno muito importante sobre o trabalho desenvolvido. “Não tenho mais problemas de águas estarem invadindo casas e é muito gratificante saber que o Governo do Estado está preocupado com isso. Hoje podemos ver a importância desses equipamentos que trouxeram lazer para as crianças e muitos benefícios para a comunidade. Está tudo muito bonito e deve ser preservado”, pontuou a participante.

Para o técnico Zaion Caled, do Consórcio Ipitanga, foi fundamental a participação de lideranças nas visitas. “Neste momento final das obras de macrodrenagem, estamos muito felizes de estar aqui com a comunidade apresentando os reservatórios, os canais e o desassoreamento do Rio Ipitanga. A comunidade estando aqui presente, através dos seus representantes, pode tirar dúvidas e averiguar que o nosso trabalho foi bem feito e está trazendo benefícios para a população”, avaliou.

Projeto de Macrodrenagem Joanes-Ipitanga

O Governo do Estado da Bahia está realizando intervenções integradas para o manejo das águas pluviais no Rio Ipitanga e afluentes e no Rio Joanes, nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador (BA), visando reduzir os alagamentos em períodos de fortes chuvas e beneficiar mais de 200 mil pessoas.

A partir da concepção de drenagem sustentável, os alagamentos são mitigados com a retenção de água em seis reservatórios de amortecimento (RAs) e do aumento da capacidade do escoamento do Rio Ipitanga, através do aumento da seção de sua calha e do seu desassoreamento. Além disso, o projeto contemplou a retificação e ampliação da capacidade de oito canais de macrodrenagem, localizados em áreas densamente urbanizadas no município de Lauro de Freitas.

Cinco dos seis reservatórios construídos contam com barramento para contribuir com o escoamento gradativo da água e áreas de urbanização e lazer com diversos equipamentos, como parque infantil, quadra poliesportiva, ciclovia e equipamentos de ginástica. Em períodos chuvosos de grandes intensidades, os portões da área de lazer alagável são fechados por motivo de segurança.

Projeto Técnico Social (PTS)

O PTS Joanes-Ipitanga foi desenvolvido como parte integrante da obra de macrodrenagem com o objetivo de manter a comunidade mobilizada e orientada sobre as intervenções sociais e físicas através de escuta qualificada, visando a participação da população, potencializando o desenvolvimento econômico e a preservação do patrimônio físico e ambiental.

De 2019 a 2023 foram realizados mais de 4.100 atendimentos sociais na sede do escritório em Itinga (Lauro de Freitas) e mais de 100 atividades nos quatro eixos norteadores do projeto. Dentre as atividades realizadas estiveram os cursos de Confeitaria básica, Design de sobrancelhas, Tranças e dreads, Manicure e pedicure, Oficina de educação ambiental: da compostagem à horta, Teatro para a comunidade, Oficina de pintura em sacolas ecológicas, Pedágio educativo ambiental, Visita à obra pela CAISF e lideranças etc.

No site do projeto: www.ptsjoanesipitanga.com.br estão disponíveis mais informações sobre o histórico das intervenções e atividades realizadas, com fotos, vídeos e notícias publicadas.

Clique aqui e confira todas as fotos da visita à obra pela CAISF e lideranças.

Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga com contribuições da Ascom/Conder.