Em nova edição com 10 encontros no mês de julho, 22 beneficiárias das intervenções de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga receberam o certificado do curso gratuito de manicure e pedicure promovido pela Conder, através do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga. A atividade do eixo Desenvolvimento Socioeconômico foi conduzida por instrutora do Instituto Embelleze.
Durante os dias de curso, as alunas puderam aplicar de forma prática e teórica as técnicas de cutilagem e esmaltação, visagismo, terapia para as mãos e os pés, além da biossegurança para descontaminação e esterilização dos materiais. Todas as participantes receberam um módulo didático do curso e kit manicure.
Para a estudante Maria Anita, moradora de Vida Nova, a oportunidade de fazer o curso também foi fundamental para valorização dos profissionais que atuam na área. “Amei muito o curso. Além de ser gratuito, a equipe é incrível e oferece materiais de boa qualidade. Foi meu primeiro contato com as unhas e aprendi cada detalhe e a importância dessa profissão. Todo dia foi um aprendizado diferente com a participação de modelos”, avaliou a participante.
A instrutora da Embelleze, Elaine Fiúza, destacou o empenho da turma nos 10 dias de atividade. “Foram alunas muito esforçadas e todas saem daqui preparadas para o mercado de trabalho com os certificados que são importantes para comprovar a especialização. Além de todas as técnicas, ofereci um bônus sobre postiça realista, que é uma técnica em alta na qual elas podem investir”, afirmou a profissional.
Na ocasião, todas as participantes tiveram a oportunidade de convidar modelos para colocarem em prática os aprendizados do curso utilizando o próprio kit oferecido pelo projeto e os itens de uso coletivo ofertados na atividade. Dentro da sacola personalizada foram entregues alicate de cutícula, espátula de aço, palito e tesourinha de unha.
“Fiz meu pé e achei perfeito. As meninas comunicativas e a professora bem atenciosa. É uma grande oportunidade de renda para essas mulheres que podem atender tanto a domicílio ou no seu próprio negócio”, afirmou Helen Marques, moradora de Itinga e modelo participante do curso.
De acordo com Caroline Lima, coordenadora social do PTS Joanes-Ipitanga, “as duas edições do curso foram altamente produtivas, com excelentes resultados, e a expectativa é que os participantes possam empreender cada vez mais nessa área da beleza, para assim poderem contribuir com a renda de suas famílias”.
Qualificação Profissional
Os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Conder, através do PTS Joanes-Ipitanga, integram o eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do projeto. O objetivo do eixo é fomentar o empreendedorismo e ampliar as potencialidades dos moradores, contribuindo com a inclusão destes no mercado de trabalho.
O próximo curso de qualificação profissional previsto para setembro é o de massagem relaxante, destinado a pessoas maiores de 18 anos residentes nas áreas de intervenção do projeto Joanes-Ipitanga. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 04 de setembro pelo site: www.ptsjoanesipitanga.com.br, por telefone: (71) 99647-9407 ou na sede do escritório social, localizado na Rua Valentina dos Santos, Quadra E, Loteamento Santa Bárbara, Itinga (Lauro de Freitas), ao lado da antiga clínica SEMI.
Clique aqui e confira todas as fotos do curso de manicure e pedicure com as beneficiárias do projeto.
Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga