CONDER promove qualificação profissional na área de manicure e pedicure para beneficiárias do projeto Joanes-Ipitanga

CONDER promove qualificação profissional na área de manicure e pedicure para beneficiárias do projeto Joanes-Ipitanga

Após a participação em 10 encontros no mês das mulheres, beneficiárias das intervenções de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga receberam na segunda-feira (27/03) o certificado do curso gratuito de manicure e pedicure. A atividade de qualificação profissional, conduzida por instrutora da Embelleze, foi promovida em Lauro de Freitas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), através do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga.

Durante o curso, as alunas aprenderam de forma prática e teórica sobre anatomia das unhas, técnicas de cutilagem e esmaltação, visagismo e terapia para as mãos e os pés, além da biossegurança e bem-estar das clientes para execução do trabalho de maneira profissional e segura com a descontaminação e esterilização dos materiais.

Para dona Maria Inês, moradora de Itinga, que sempre desejou aprender e nunca teve condições financeiras, o curso de manicure e pedicure foi uma realização. “É uma satisfação muito grande fazer esse curso, que vai acrescentar no meu currículo e a partir de agora já vou poder abrir o meu espaço e trabalhar para mim”, avaliou a participante.

A instrutora da Embelleze, Alba Lise, também elogiou a realização da atividade com as beneficiárias do projeto. “Esse trabalho foi muito importante e gratificante porque é um público de real necessidade tanto na profissionalização quanto na rentabilização, com a oportunidade de trabalharem em casa, abrirem comércios e ofertarem empregos”, destacou.

Na ocasião, todas as participantes tiveram a oportunidade de convidar pessoas para colocarem em prática o que aprenderam no curso com o próprio kit recebido. Dentro da sacola personalizada, foram oferecidos alicate de cutícula, espátula de aço, palito e tesourinha de unha, além do módulo didático.

Na primeira oportunidade de fazer as unhas dos pés e das mãos, o agente de portaria Dionísio da Costa afirmou que “as meninas são extraordinárias e apresentaram um trabalho de qualidade”. “Gostei muito por ter esse privilégio de ver o potencial de cada uma delas nesse trabalho que é realmente valioso para a vida cotidiana. Fiz pela primeira vez e já vou manter esses cuidados”, pontuou o morador do Parque São Paulo.

“Nossa expectativa é que essas mulheres possam empreender, abrir o seu próprio negócio ou entrar no mercado de trabalho formal, contribuindo assim para a renda de suas famílias”, destacou Caroline Lima, coordenadora social do PTS Joanes-Ipitanga. Além do certificado de 40 horas emitido pelo projeto social, as alunas também irão receber a certificação do Instituto Embelleze.

Clique aqui na galeria do site as fotos de todos os dias do curso de manicure e pedicure.

Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga