Após oito encontros no mês de dezembro, 22 beneficiárias do projeto de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga receberam certificação no curso gratuito de Design de Sobrancelhas. A atividade de qualificação profissional, conduzida por instrutora do Instituto Embelleze, foi promovida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), através do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga.
Entre a teoria e prática, as participantes dos bairros de Lauro de Freitas e com diferentes níveis de experiência nesta área da beleza aprenderam técnicas de pinçamento, aplicação de henna e modelagem, com a oportunidade de convidarem modelos femininos e masculinos para realizar o design das sobrancelhas na sede do escritório social do PTS, em Itinga.
“É a realização de um sonho participar desse curso para que eu possa abrir o meu próprio negócio. Foi a minha primeira experiência com sobrancelhas e será importante ter o certificado para me tornar uma profissional”, pontuou Joice Santos, autônoma de 19 anos e moradora de Itinga.
Além do certificado de 30 horas, todas as participantes receberam um kit completo com bloco de notas, caneta, módulo didático, pinça chanfrada, tesourinha, escovinha, lápis para marcação, henna, paquímetro e dappen de vidro. Os materiais são fundamentais para quem deseja seguir nesta que é uma das áreas em maior expansão no mercado da beleza e estética.
Para Áurea Moreno, facilitadora e instrutora do Instituto Embelleze há mais de 10 anos, além da qualificação profissional, o curso proporcionou uma transformação significativa na vida das alunas que participaram da atividade.
“Tenho certeza que conseguimos durante as oito aulas transformar a vida de 22 mulheres, através da autoestima, da valorização feminina e do empoderamento, lutando pela independência financeira dessas alunas”, destacou a profissional da Embelleze.
Ao finalizar a primeira aplicação de henna na modelo convidada, a moradora de Itinga, Rebeca Santos, ficou surpresa com o resultado. “A gente não sabe da própria capacidade e com isso aumenta mais a esperança de trabalhar, ter a nossa própria renda e quem sabe abrir o próprio salão”, afirmou.
O curso de Design de Sobrancelhas integrou as atividades do eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do PTS Joanes-Ipitanga. De acordo com Caroline Lima, coordenadora do PTS, a atividade ampliou as possibilidades de inserção no mercado e fortaleceu as potencialidades das participantes.
“As alunas saem preparadas e com um kit inicial para que possam empreender de imediato em busca de autonomia pessoal e financeira para elas e suas famílias. Com o certificado de designer em mãos, agora elas podem comprovar a qualificação técnica e se diferenciarem nesse mercado em constante expansão”, ressaltou a coordenadora social do PTS.
Todas as fotos do curso podem ser conferidas na galeria do site do PTS Joanes-Ipitanga. Clique aqui.
Texto e fotos: Luciano Marins/ASCOM Consórcio Ipitanga.