CONDER promove intercâmbios de conhecimentos para beneficiários do Joanes-Ipitanga na Rede CAMMPI

CONDER promove intercâmbios de conhecimentos para beneficiários do Joanes-Ipitanga na Rede CAMMPI

Beneficiários do projeto de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga participaram no último sábado (19) dos Intercâmbios de Conhecimentos para Lideranças, promovidos pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), através do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga.

Na ocasião, integrantes da Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física (CAISF), do Coletivo de Educação Ambiental (CEA), moradores e lideranças do Joanes-Ipitanga visitaram as sedes de organizações que compõem a Comissão de Articulação e Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe (Rede CAMMPI), no bairro do Uruguai, em Salvador.

A atividade formativa, com carga horária de 8 horas, teve como objetivo proporcionar aos participantes um momento de diálogo e troca de experiências e saberes com lideranças representativas da Península de Itapagipe quanto ao desenvolvimento de projetos comunitários e à articulação de ações de fortalecimento com a comunidade.

Para Liliane Oliveira, supervisora social da DINEP/CONDER, o encontro foi fundamental para a compreensão dos processos de gestão e da participação social. “É muito rica a experiência de compreender a estruturação da Rede CAMMPI, de forma que possa servir como base para as experiências serem replicadas nas poligonais de intervenção do Joanes-Ipitanga”, afirma a supervisora.

Durante a manhã, os participantes puderam conhecer a estrutura organizacional e a rede de atuação da Rede CAMMPI, além dos processos de lutas e conquistas no território, de participação nas lutas da cidade, monitoramento e construção de políticas públicas e os projetos executados nas áreas de saúde, cultura, educação, lazer e moradia. 

“Para nós é uma atividade de fortalecimento. A gente se dispõe a conhecer outras experiências e vemos como a história do outro se assemelha às realidades das comunidades, permeando as histórias de vida e de atuação de cada participante”, enfatiza Regina Alves, técnica social do PTS Joanes-Ipitanga.

Além de conhecerem as instalações da Escola Comunitária Luiza Mahin, no Uruguai, os participantes visitaram pela tarde a sede do Banco Comunitário Santa Luzia, a região das antigas palafitas e a loja colaborativa de economia solidária do Costura Solidária e Sustentável – CAMA, localizada no Bahia Outlet Center.

Moradora de Itinga e integrante da CAISF e do CEA, Lorrany Capinam avalia de forma positiva o intercâmbio. “É mais um incentivo. Vejo que não é fácil e tem todo um processo de anos de luta. Temos muito o que aprender e ensinar para agregar tanto para a CAISF quanto para o CEA”, pontua a liderança.

Rede CAMMPI

Com 23 anos de atuação, a Rede CAMMPI é um agrupamento formado por 48 organizações, tais como grupos, creches, escolas, associações, ONGs, empreendimentos econômicos solidários, dentre outros, que atuam em Itapagipe, na Cidade Baixa de Salvador, com a finalidade de exercer o controle social das políticas públicas implementadas no território e articular a sociedade civil, o setor produtivo e o poder público, visando promover o desenvolvimento territorial.

De acordo com Raimundo Nascimento, facilitador da atividade e integrante do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), os intercâmbios estabelecem uma troca fundamental para as comunidades. “A gente passa a conhecer uma realidade que se assemelha muito ao que a gente faz. Para as lideranças do Joanes-Ipitanga, esse exercício é importante de participação e integração para acompanhar as políticas públicas, sobretudo de Lauro de Freitas”, pontua.

Para Reginaldo Bonfim, presidente da Associação Beneficente Democrática dos Alagados de Itapagipe (ABDAI), a troca cultural e de conhecimento fortalece os movimentos sociais. “Hoje vocês saem daqui com uma perspectiva de levar conhecimento, agregar aos saberes acumulados e ver que não é fácil, mas não é impossível ter uma organização desse porte da Rede CAMMPI”, destaca o gestor.

Confira a galeria de fotos da atividade.

Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.