A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), através do Projeto Técnico Social (PTS), realizou no último sábado (2) uma reunião para organização interna e planejamento das atividades do plano de ação elaborado pelo Coletivo de Educação Ambiental (CEA). Os membros do CEA são residentes das seis áreas de intervenção da obra de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga, que irá minimizar o impacto dos alagamentos em Lauro de Freitas e parte de Salvador.
O encontro, que seguiu os protocolos de segurança em relação à Covid-19 no escritório do PTS, em Lauro de Freitas, foi aberto com uma dinâmica em que todos os participantes puderam se apresentar contando suas trajetórias de vida, através de textos inseridos em pegadas de papel que foram fixadas no caminho construído no centro do salão com flores e pedras que simbolizavam os desafios e sucessos que poderão ser encontrados na execução das ações.
Além disso, os antigos e novos membros do CEA puderam debater sobre as diferentes formas de gestão e seus papéis no grupo. De acordo com a técnica social do PTS e psicóloga Regina Alves, o coletivo tem passado por um processo de amadurecimento e fortalecimento interno para reflexão dos papéis e definição de estratégias de atuação.
“Dessa maneira, a instalação dessas comissões pode contribuir muito positivamente para o coletivo, que deseja atuar de forma mais autogestionária. É uma forma de proporcionar maior envolvimento deles, reconhecendo suas habilidades e saberes adquiridos ao longo de sua trajetória”, avaliou a técnica Regina Alves.
Na reunião foram constituídas quatro comissões que irão contribuir com o processo de gestão interna do coletivo ao longo da execução das atividades do plano de ação. Na ocasião, os membros puderam escolher entre as comissões de Gestão, Formação, Comunicação e Animação.
“Espero que nessas comissões a gente traga iniciativas e conhecimentos para evolução do grupo e o início das atividades”, destacou Lorrany Capinam, moradora de Itinga, em Lauro de Freitas, e integrante do CEA nas comissões de Comunicação e Gestão.
As comissões serão responsáveis pela captação de recursos, articulação de parcerias, geração e renda, gestão dos conteúdos de comunicação, animação do grupo, realização de dinâmicas, dentre outras ações internas.
Para Liliane Oliveira, supervisora de campo da CONDER, os encontros e processos de formação com o CEA são bastante positivos para a estruturação e fortalecimento do coletivo. “Através destes encontros, o CEA está conseguindo desenvolver melhor as habilidades interpessoais, descobrindo as fragilidades, fraquezas e forças do grupo e a importância do desenvolvimento do trabalho coletivo que será desenvolvido”, pontuou.
A supervisora de campo da CONDER também avaliou a importância das comissões para o CEA. “Assim o coletivo poderá organizar, estruturar, planejar e delegar de forma mais clara as ações e atividades, bem como instruir e propor ações de formação que promovam debates e discussões sobre meio ambiente e temas afins”, afirmou Liliane.
Plano de ação ambiental
Multiplicar conhecimentos e boas práticas de preservação do patrimônio ambiental nas áreas de intervenção da obra de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga, que irá beneficiar mais de 160 mil pessoas em Lauro de Freitas e parte de Salvador. Esse é o principal objetivo do CEA formado pela CONDER, através do PTS do Joanes-Ipitanga.
Por meio do plano de ação elaborado pelo CEA, serão executadas atividades de educação ambiental e educomunicação, visando sensibilizar, capacitar e orientar os moradores das seis áreas de intervenção da obra de macrodrenagem em Lauro de Freitas e parte de Salvador, com o propósito de aplicar benefícios em relação às questões de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e ocupação irregular, por exemplo.
Dentre as atividades propostas no plano de ação estão palestras virtuais nas escolas municipais, minicurso para membros de cooperativa e associação, plantio de mudas nativas, rodas de diálogo, cursos de planejamento estratégico e de elaboração de projetos comunitários para fortalecimento dos integrantes do CEA, visando multiplicar os diálogos e o conhecimento sobre sustentabilidade nas áreas atendidas pelo projeto social.
Confira a galeria com as fotos da reunião.
Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.