Conder promove duas edições do Pedágio Educativo Ambiental com entrega de mudas e lixocar em Lauro de Freitas

Conder promove duas edições do Pedágio Educativo Ambiental com entrega de mudas e lixocar em Lauro de Freitas

“A parada é preservar!” Esse foi o lema das duas edições do Pedágio Educativo Ambiental realizado nos dias 25 e 26 de julho, em Lauro de Freitas, pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), através do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga.

A atividade contou com a presença do mascote do projeto e visou sensibilizar os beneficiários das intervenções de macrodrenagem na região sobre o descarte de resíduos e a mudança de atitudes para preservação do meio ambiente.

Durante as duas tardes da ação de educação ambiental realizada nos semáforos de grande circulação da cidade, foram distribuídas 800 unidades de lixocar personalizado e muda de planta nativa ou ornamental para os pedestres e motoristas, que foram sensibilizados com mensagens de temática ambiental.

“Achei muito importante essa ação da Conder e do projeto, conscientizando as pessoas sobre o meio ambiente, para não jogarem o lixo na rua e cuidarem da natureza. Com essa planta entregue podemos multiplicar essa mensagem de preservação”, afirmou a moradora Sueli Lima durante a abordagem.

Em sua estreia, o mascote habitável do projeto, Pitanguinha, integrou as abordagens com a equipe de animação de forma lúdica com placas educativas. “Nosso mascote foi inspirado em uma iguana, animal mais resgatado nas intervenções de macrodrenagem, e hoje temos ele em boneco, como mais uma ferramenta para engajar os beneficiários e reforçar a identidade do projeto nas ações socioeducativas e ambientais”, avaliou Luciano Marins, assessor de comunicação do PTS Joanes-Ipitanga.

Para Letícia Santos, mobilizadora social do PTS Joanes-Ipitanga, as edições do Pedágio Educativo Ambiental foram fundamentais para chamar atenção dos moradores sobre a preservação ambiental. “Através dessa ação, conseguimos mobilizar públicos diferentes e sensibilizá-los para a mudança de hábitos e atitudes. A expectativa é que todos possam espalhar essa semente de transformação em prol do meio ambiente”, pontuou.

As duas edições da atividade tiveram o suporte dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) de Lauro de Freitas. Na ocasião, o superintendente do órgão, Smith Neto, também elogiou a ação. “Esse projeto é de sua importância para estimular a reflexão ambiental das pessoas que passam pelo nosso município e são impactadas diretamente através das obras de macrodrenagem”, afirmou.

Assista ao vídeo das duas edições da atividade: https://www.youtube.com/watch?v=A7qgn1fdLQQ 

Educação Ambiental e Patrimonial

O Pedágio Educativo Ambiental é uma das atividades promovidas pela Conder, através do PTS Joanes-Ipitanga, e que integra o eixo de Educação Ambiental e Patrimonial do projeto. O objetivo do eixo é manter os moradores das intervenções de macrodrenagem sensibilizados e mobilizados para mudança de atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida saudável.

Dentro desse eixo já foram realizadas reuniões de sensibilização para uso dos equipamentos construídos pela obra, instalação de placas educativas nos reservatórios de amortecimento, oficina de reparos residenciais para mulheres, oficina de pintura em sacolas ecológicas e oficina de educação ambiental para montagem de horta e composteira doméstica.

Prevista para agosto, a próxima atividade desse eixo será a terceira edição do Meio Ambiente em Movimento, com inscrições abertas até o dia 18 de agosto pelo site ou no escritório social do PTS Joanes-Ipitanga. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de visitar o Parque das Dunas e dialogar sobre a importância de novos hábitos de respeito e cuidado com o meio ambiente.

Para mais informações, acesse o site do projeto: www.ptsjoanesipitanga.com.br.

Clique aqui e confira as fotos da 1ª edição do Pedágio Educativo Ambiental.

Clique aqui e confira as fotos da 2ª edição do Pedágio Educativo Ambiental.

Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga