Com o objetivo de ampliar possibilidades para geração de emprego e renda, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER promoveu, entre os dias 23/01 e 01/02, curso gratuito de qualificação em tranças e dreads para beneficiários das intervenções de macrodrenagem em Lauro de Freitas e Salvador. A atividade foi conduzida por instrutora do Instituto Embelleze, através do Projeto Técnico Social (PTS), executado pelo Consórcio Ipitanga.
Após os oito encontros matutinos no escritório do PTS, em Itinga, no município de Lauro de Freitas, 21 beneficiários do projeto de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga receberam certificação de conclusão do curso, além de kit com sacola personalizada e materiais necessários para iniciar o trabalho na área.
A dona de casa Dailane Oliveira elogiou o curso e comemorou o recebimento do seu primeiro certificado. “O certificado é muito importante porque nunca fiz trança e para mim a experiência foi ótima. Aprendi técnicas diferentes, que já fiz na minha filha e deu certo”, pontuou a aluna do curso.
Durante a atividade, além de aprenderem sobre a história dos penteados afros e o significado das tranças, os participantes praticaram técnicas de alimentação com fibra e de execução das tranças nagô, twist, boxeadora, crochet, dentre outras.
“É gratificante estar aqui fazendo parte do crescimento desses grandes empreendedores e empreendedoras de sucesso. Nosso objetivo é fazer com que todos entendam que ser trancista é uma profissão grandiosa”, destacou Angélica Mariano, facilitadora e instrutora do Instituto Embelleze.
Para Carla Melo, que já trabalha como esteticista e massoterapeuta, a participação na atividade também potencializou seu objetivo de elevar a autoestima de mulheres. “Trançar cabelo é uma arte e estava disposta a aprender. Foi uma experiência maravilhosa e incrível. Adorei estar com as pessoas, conhecer histórias e desenvolver um trabalho que não sabia fazer”, afirmou a aluna residente em Itinga.
“Após o curso, a minha expectativa é continuar trançando, aprender e praticar cada vez mais. Entendi que a trança é um treino e que você vai se desenvolvendo cada vez que pratica”, avaliou Carla Moreira, moradora de Caixa D’água, em Lauro de Freitas.
Qualificação Profissional
Os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pela CONDER, através do PTS Joanes-Ipitanga, integram o eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do projeto. O objetivo do eixo é fomentar o empreendedorismo e ampliar as potencialidades dos moradores, contribuindo com a inclusão destes no mercado de trabalho.
De acordo com Regina Alves, técnica social do PTS, o curso de tranças e dreads cumpriu seu propósito com satisfação. “Conseguimos mais uma vez proporcionar que os moradores das áreas de atuação do projeto tenham a possibilidade de uma fonte de renda, especialmente neste período em que já passamos da fase mais crítica da pandemia”, afirmou a técnica.
Os moradores interessados nos próximos cursos de qualificação do PTS Joanes-Ipitanga, previstos para 2023, podem preencher a ficha de interesse do formulário online, accessível pelo link: https://forms.gle/Ps9ZtRwhrHpyVZ499. Através da ficha, a equipe social do PTS vai estabelecer contato de acordo com a quantidade de vagas do curso e a disponibilidade do participante.
Todas as fotos do curso de tranças e dreads podem ser conferidas na galeria multimídia do site do PTS. Clique aqui.
Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.