CONDER promove atividade de educação ambiental em visita ao Parque das Dunas com jovens beneficiários do projeto Joanes-Ipitanga

CONDER promove atividade de educação ambiental em visita ao Parque das Dunas com jovens beneficiários do projeto Joanes-Ipitanga

Jovens moradores de Salvador tiveram a oportunidade de dialogar sobre meio ambiente, no dia do aniversário da cidade (29/03), em visita ao maior parque urbano de dunas, lagoas e restingas do Brasil: Parque das Dunas. A atividade “Meio Ambiente em Movimento” foi promovida pela CONDER, através do eixo de Educação Ambiental e Patrimonial do Projeto Técnico Social (PTS), executado pelo Consórcio Ipitanga.

O objetivo da ação foi sensibilizar os beneficiários das intervenções de macrodrenagem em Lauro de Freitas e Salvador quanto à compreensão do seu comportamento interpessoal em relação ao meio ambiente e à valorização patrimonial e cultural.

Durante quatro horas de atividade, os jovens estudantes do ensino médio do Colégio Estadual José Tourinho Dantas, localizado no Parque São Cristóvão, conheceram os atrativos do Parque das Dunas através das trilhas interpretativas guiadas por Jorge Santana, gestor e criador do parque, e pela bióloga Beatriz Oliveira.

Os participantes acompanhados pelas professoras e pela equipe social do PTS tiveram a oportunidade de experimentar frutos típicos, como o cambuí, e vivenciar na prática os assuntos abordados em sala com uma aula sobre as diretrizes ambientais, os biomas brasileiros, fauna, flora e a importância da conservação do ecossistema de restinga e da preservação do meio ambiente e dos equipamentos construídos pela obra.

“Nosso trabalho nas trilhas interpretativas é muito importante. Hoje somos referência no país porque essas trilhas não só trabalham a educação ambiental, como também a preservação e a conservação”, enfatizou Jorge Santana, gestor do Parque das Dunas. Na ocasião, o parque comemorou o aniversário de 29 anos.

Para Alisson Dias, estudante de 19 anos do 3º ano do Ensino Médio, cada momento da atividade foi especial para o aprendizado coletivo. O aluno também destacou que irá recomendar a visita ao parque para outras pessoas. “Muita gente precisa saber o quanto isso aqui é importante para o meio ambiente, não fazia ideia do quão magnífico é esse lugar”, afirmou o participante.

Transformação socioambiental

A oportunidade trazida pelo projeto social do Joanes-Ipitanga ao colégio pertencente às poligonais de intervenção da obra de macrodrenagem do Governo do Estado na região foi avaliada como positiva pelas professoras de Biologia e Geografia, que também visitaram o parque pela primeira vez.

“Vivemos uma experiência muito enriquecedora. Para os nossos alunos é um momento de muita aprendizagem e deles poderem ser multiplicadores do que conseguiram aprender aqui. Eles voltam cheios de atitude e ideias”, destacou Paula Angélica, professora de Geografia.

O impacto positivo da atividade também foi destacado pelo estudante Vitor Hugo, que despertou o interesse em ingressar no curso de Engenharia Ambiental durante a visita. “Isso aqui vai mudar a minha vida e vou passar o que aprendi hoje para as minhas irmãs, os meus filhos e todo mundo que tiver oportunidade”, afirmou.

Todos os participantes da visita receberam um kit contendo camisa, lanche, mochila personalizada e uma cartilha com informações sobre preservação patrimonial e ambiental. Pitanguinha, mascote do projeto social Joanes-Ipitanga, esteve impresso em todos os materiais e brindes entregues.

De acordo com Regina Alves, técnica social do PTS Joanes-Ipitanga, a visita ao Parque das Dunas cumpre a responsabilidade socioambiental do projeto, especialmente com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a transformação de hábitos e atitudes com relação ao meio ambiente. “Entendemos que todos podem ser multiplicadores dessas informações. Ficamos muito felizes com o resultado e desejamos verdadeiramente que os alunos tenham saído diferentes do que entraram”, pontuou.

Parque das Dunas

Com 29 anos de fundação, o Parque das Dunas está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas e Dunas do Abaeté e compreende uma área de 6 milhões de metros quadrados. Localizado no bairro de Stella Maris, o Parque é administrado pela UNIDUNAS e reconhecido pela UNESCO com o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O lugar é de grande importância para o meio ambiente por ser o maior manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restinga no país. O Parque possui salas de aula, auditório, centro cultural, minhocário, lojinha de lembranças, administração, lanchonete, centro de apoio a pesquisas, alojamento para pesquisadores, entre outros.

As trilhas interpretativas estão entre as atividades mais requisitadas pelo público que visita o Parque das Dunas. Os agendamentos podem ser realizados para os turnos matutino e vespertino por grupos de amigos e instituições de ensino. Para mais informações: https://parquedasdunassalvador.com.br/ba/.

Confira todas as fotos da atividade na galeria do site do PTS Joanes-Ipitanga. Clique aqui.

Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga