Jovens beneficiários das intervenções de macrodrenagem do projeto Joanes-Ipitanga tiveram a oportunidade de visitar o Parque das Dunas, em Salvador, na terceira edição da atividade “Meio Ambiente em Movimento”. A ação foi promovida no mês de agosto pela Conder, através do eixo de Educação Ambiental e Patrimonial do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga.
Durante as quatro horas de atividade, os 24 participantes conheceram os atrativos do Parque das Dunas, através das trilhas interpretativas guiadas pela bióloga Beatriz Oliveira e pelo gestor Cainã Freitas. O objetivo da ação foi sensibilizar os beneficiários das intervenções de macrodrenagem em Lauro de Freitas e Salvador quanto à compreensão do seu comportamento interpessoal em relação ao meio ambiente e à valorização patrimonial e cultural.
Para Raíssa Riane, moradora de Itinga, a experiência de visitar o equipamento e dialogar sobre questões ambientais foi bastante enriquecedora. “Achei muito interessante e conseguimos ver as corujas e algumas aves do parque. Pretendo repassar esses conhecimentos para outras pessoas que possam vir e fazer a trilha”, pontuou a participante.
“Acredito que muitos deles vão sair daqui com a mente mais aberta às questões ambientais, cientes do papel e a importância que eles têm referente ao que fazemos no nosso dia a dia que impacta, ajuda e interfere no meio ambiente”, afirmou Cainã Freitas, gestor do Parque das Dunas.
Na ocasião, todos os participantes da atividade receberam um kit contendo lanche, camisa e mochila personalizada com o mascote do projeto (Pitanguinha) e uma cartilha com informações sobre preservação patrimonial e ambiental.
De acordo com Regina Alves, técnica social do PTS Joanes-Ipitanga, as três edições da atividade foram fundamentais para estimular a reflexão dos beneficiários das intervenções de macrodrenagem do Joanes/Ipitanga. Ao total, mais de 70 moradores participaram das edições da atividade.
“Ações como essa reforçam o compromisso do projeto em despertar nesses jovens a semente do cuidado com a natureza e possibilitar que a mensagem da preservação seja multiplicada na família, escola, no trabalho e em outros ambientes onde estejam inseridos”, destacou a técnica social do projeto.
Assista ao vídeo de uma das edições da atividade no Parque das Dunas: https://youtu.be/V31HYaZe1zo?si=BH7Gofx_bOgVl994
Confira também as fotos da atividade. Clique aqui!
Matéria e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.