CONDER oferece palestra virtual sobre empreendedorismo para comunidades do Joanes-Ipitanga

CONDER oferece palestra virtual sobre empreendedorismo para comunidades do Joanes-Ipitanga

Com o intuito de proporcionar um momento formativo sobre empreendedorismo para os moradores das poligonais de intervenção da obra de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga em Lauro de Freitas e Salvador, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (CONDER), através do Consórcio Ipitanga, realiza a palestra virtual Aprendendo a Empreender. A atividade com inscrição gratuita será realizada pelo Google Meet no dia 25/05 (terça-feira), às 14h.

A palestra é voltada para pequenos empreendedores ou quaisquer pessoas interessadas em receber orientações de como montar ou melhorar o seu próprio negócio e garantir uma fonte de renda. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21/05 (sexta-feira) pelo link do formulário, por telefone (71) 3252-2171 ou presencialmente no escritório do PTS em Itinga.

Em razão da pandemia de Covid-19, a atividade será realizada de forma remota para que os interessados possam participar no conforto e segurança das suas casas. A equipe do PTS prestará suporte técnico para as pessoas que tiverem dificuldade de acesso à atividade.

A palestra Aprendendo a Empreender conta com a parceria da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do SineBahia, e da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) de Lauro de Freitas. Os participantes com inscrição confirmada receberão o link do encontro por e-mail e terão direito a um certificado de 4 horas.

Macrodrenagem

O Projeto de Macrodrenagem dos rios Joanes-Ipitanga tem uma concepção inovadora e sustentável, que contribuirá para minimizar os impactos das enchentes em Lauro de Freitas e alguns bairros de Salvador, beneficiando mais de 200 mil pessoas.

Para isso, estão sendo construídos seis reservatórios de amortecimento, que irão reter parte do volume de água durante os períodos chuvosos que, posteriormente, irá escoar de forma paulatina e com uma vazão controlada. Em paralelo, estão sendo revestidos nove canais de macrodrenagem, que auxiliarão na drenagem da água de forma mais eficiente. Além disso, está sendo realizado o desassoreamento do Rio Ipitanga, que consiste no alargamento de sua calha.

Até o momento já foram concluídos três canais de macrodrenagem, além de quatro reservatórios de amortecimento em Salvador e Lauro de Freitas. Cinco dos seis reservatórios previstos no projeto contarão com parques e urbanização.

Social

Enquanto as obras de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga avançam, a população é informada, mobilizada e capacitada através de atividades previstas no Projeto Técnico Social (PTS), que visa o fortalecimento das comunidades com ações em diferentes eixos para o crescimento econômico e a preservação do patrimônio físico e ambiental.

O foco das atividades realizadas pelo PTS está na capacitação de lideranças, qualificação profissional, educação ambiental e empreendedorismo, além da promoção do resgate histórico, através de atividades de lazer e cultura.

Fonte: Ascom CONDER/Consórcio Ipitanga