Com o intuito de divulgar as informações relacionadas ao Projeto de Macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) lança o site direcionado ao projeto para dar mais visibilidade às ações que estão sendo desenvolvidas, em Lauro de Freitas e parte de Salvador, por meio do Consórcio Ipitanga, para minimizar os problemas relacionados ao manejo das águas pluviais que tanto afetam à população, assim como às atividades previstas no Projeto Técnico Social (PTS) voltadas para as comunidades presentes na poligonal da obra.
“A proposta é oferecer mais um canal de informação para que a população tenha acesso direto às notícias referentes ao projeto, no que diz respeito às intervenções propriamente ditas, tal como o trabalho que é desenvolvido junto às comunidades do seu entorno pela equipe do Social”, afirma Maurício Mathias, diretor de Habitação e Urbanização Integrada da CONDER.
Os moradores das seis áreas de intervenção da obra poderão tirar as principais dúvidas sobre os atendimentos e visitar a seção “Multimídia” com vídeos, fotos e arquivos para download. “No Voz Comunidade”, a população terá um espaço para dar visibilidade aos projetos desenvolvidos em suas comunidades. O texto de abertura dessa seção traz a assinatura do historiador Gildásio Freitas, que aborda a importância dos principais rios que cortam o município de Lauro de Freitas e os seus aspectos históricos e culturais para o desenvolvimento urbano.
Para Caroline Lima, coordenadora social do PTS Joanes-Ipitanga, a plataforma é um espaço de identificação e uma maneira acessível de compartilhar as atividades socioeducativas propostas pelo projeto. “Os moradores podem se ver nas atividades e compartilhar com os demais atores sociais sua participação, estimulando a adesão de outras pessoas nas atividades e difundindo as reflexões sobre meio ambiente, uso dos espaços coletivos e a preservação dos equipamentos construídos”, pontua a coordenadora.
Macrodrenagem
O Projeto de Macrodrenagem dos rios Joanes-Ipitanga tem uma concepção inovadora e sustentável, onde estão sendo construídos seis reservatórios de amortecimento, que irão reter parte do volume de água durante os períodos chuvosos que, posteriormente, irá escoar de forma paulatina e com uma vazão controlada. Em paralelo, estão sendo revestidos nove canais de macrodrenagem, que auxiliarão na drenagem da água de forma mais eficiente.
Além disso, está sendo realizado o desassoreamento do Rio Ipitanga, que consiste no alargamento de sua calha. Até o momento já foram concluídos três canais de macrodrenagem, além de quatro reservatórios de amortecimento em Salvador e Lauro de Freitas. Cinco dos seis reservatórios previstos no projeto contarão com parques e urbanização.
Social
Enquanto as obras de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga avançam, a população é informada, mobilizada e capacitada através de atividades previstas no Projeto Técnico Social (PTS), que visa estimular o fortalecimento das comunidades com ações em diferentes eixos para o crescimento econômico e a preservação do patrimônio físico e ambiental.
Dentre as atividades já realizadas ou em execução pelo PTS Joanes-Ipitanga estão os cursos de qualificação profissional, o Coletivo de Educação Ambiental (CEA), as visitas quadrimestrais à obra pela Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física (CAISF) e os eventos culturais em datas comemorativas.
O PTS Joanes-Ipitanga realiza atendimento aos moradores às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no escritório social localizado na Rua Valentina dos Santos, Quadra E, Nº 1, Loteamento Santa Bárbara, Itinga, em Lauro de Freitas (BA), ao lado da antiga Clínica SEMI.
Assista aos vídeos de apresentação do PTS Joanes-Ipitanga.
Site: www.ptsjoanesipitanga.com.br
Telefones: (71) 3252-2171 / 99647-9407 (WhatsApp)