CONDER apresenta benefícios da obra de macrodrenagem para moradores de Vida Nova, em Lauro de Freitas

CONDER apresenta benefícios da obra de macrodrenagem para moradores de Vida Nova, em Lauro de Freitas

A semana para os moradores do Caminho 7B, em Vida Nova, teve início com boas novas sobre um problema que há anos provoca transtornos para a população do município de Lauro de Freitas. Numa reunião, promovida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) em parceria com o Consórcio Ipitanga, no Centro Educacional Mariel, foi realizada a apresentação do projeto de macrodrenagem dos rios Joanes e Ipitanga.  No encontro, em que foram seguidos os protocolos contra a Covid-19, técnicos das equipes do Social e de Engenharia esclareceram dúvidas e mostraram os benefícios que a intervenção irá proporcionar à região.

Moradora do Caminho 7B há mais de 20 anos, a vendedora e integrante da Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física (CAISF), Valquíria Viana, destacou a importância da reunião para esclarecer as dúvidas da população. “Assim os moradores sabem o que vai acontecer e os benefícios que a obra vai trazer para a comunidade”, afirmou.

Com o início das obras nas proximidades da Escola Municipal de Vida Nova, as equipes técnicas da CONDER e Consórcio Ipitanga reforçaram que os moradores devem ficar atentos às sinalizações de obra e à movimentação de máquinas e equipamentos para prevenção de acidentes no trecho em execução, sobretudo, para resguardar crianças, idosos e animais domésticos. “A gente traz esse retorno positivo do esforço da CONDER e do Consórcio em fazer um projeto com menos impacto na vida das pessoas”, destacou Carolina Homem, subcoordenadora social da CONDER.

Marco Aurélio, técnico especializado do Consórcio Ipitanga, apresentou como ponto positivo a desobstrução do Canal Caji da Urbis, atualmente com avanço físico em 65,32%, e avaliou a importância da reunião com a comunidade. “Foi fundamental passar essas informações para os moradores. Espero que todos tenham tirado suas dúvidas e que se sensibilizem para não jogar lixo nos canais”, pontuou Marco Aurélio.

Para o engenheiro da CONDER, Fernando Silva, a obra irá melhorar a situação da região em períodos de chuva, minimizando os transtornos para a população. “Presenciei aqui vários alagamentos e a gente prevê que, com a obra concluída, eles sejam evitados com o alargamento desse canal com aduelas”, avaliou.

Macrodrenagem 

O Projeto de Macrodrenagem dos rios Joanes-Ipitanga tem uma concepção inovadora e sustentável. Estão sendo construídos seis reservatórios de amortecimento, que irão reter parte do volume de água durante os períodos chuvosos que, posteriormente, irá escoar de forma paulatina e com uma vazão controlada. Em paralelo, estão sendo revestidos nove canais de macrodrenagem, que auxiliarão na drenagem da água de forma mais eficiente.

Além disso, está sendo realizado o desassoreamento do Rio Ipitanga, que consiste no alargamento de sua calha. Até o momento já foram concluídos três canais de macrodrenagem, além de quatro reservatórios de amortecimento em Salvador e Lauro de Freitas. Cinco dos seis reservatórios previstos no projeto contarão com parques e urbanização.

Social 

Enquanto as obras de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga avançam, a população é informada, mobilizada e capacitada através de atividades previstas no Projeto Técnico Social (PTS), que visa o fortalecimento das comunidades com ações em diferentes eixos para o crescimento econômico e a preservação do patrimônio físico e ambiental.

O foco das atividades realizadas pelo PTS está na capacitação de lideranças, qualificação profissional, educação ambiental e empreendedorismo, além da promoção do resgate histórico, através de atividades de lazer e cultura.

*Confira as fotos da reunião na galeria do site do PTS Joanes-Ipitanga.*

Texto: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga e ASCOM/CONDER.

Fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.