Beneficiários visitam intervenções da obra de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga

Beneficiários visitam intervenções da obra de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga

Com o intuito de apresentar os avanços da obra de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga em Lauro de Freitas, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), através do Consórcio Ipitanga, promoveu no último sábado (31) mais uma edição da visita à obra com a participação de moradores, membros e lideranças da Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física (CAISF) do Projeto Técnico Social (PTS).

A visita seguiu os protocolos de segurança contra a Covid-19 e foi conduzida pelas equipes do Social e de Engenharia da CONDER e do Consórcio Ipitanga, que na ocasião puderam esclarecer as principais dúvidas dos moradores que tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Canal Caji da Urbis, em Vida Nova, e do desassoreamento do rio Ipitanga no trecho que será urbanizado no bairro Caji-Caixa D’água.

Os beneficiários também visitaram os reservatórios de amortecimento que irão mitigar os impactos causados pelos alagamentos na região e estão sendo executados nos bairros Quingoma e Fazenda Cassange. Nestes locais serão entregues áreas de urbanização e lazer com diversos equipamentos, como pergolados, equipamentos de ginástica e parque infantil.

   

Moradora há 14 anos em Vida Nova, a estudante e liderança da CAISF, Elizabete Lima, ressaltou os avanços da obra e a importância do encontro. “A visita é muito produtiva porque a gente vê o andamento da obra e que ela realmente traz benefícios e resultados positivos para a comunidade e os moradores”, pontua a visitante.

Para Fernando Silva, engenheiro da CONDER, o contato com os moradores é também um momento de aprendizado para receber um retorno sobre as intervenções. “É sempre válido porque tiramos as dúvidas deles, esclarecemos e convocamos os participantes para também fiscalizar. Aprendemos muito com o conhecimento deles e as demandas que trazem da comunidade”, afirma Silva.

   

Através dessa visita, as equipes puderam ouvir dos moradores sobre a efetividade do desassoreamento do Rio Ipitanga e dos quatro reservatórios já entregues pelo Governo do Estado, em relação ao amortecimento das águas em períodos chuvosos de grandes intensidades. “O mais importante foi ouvir da população que realmente o serviço, ainda em execução, já está surtindo efeito e alguns locais já não alagam”, destaca Marco Aurélio, técnico especializado do Consórcio Ipitanga.

Um desses locais é no entorno da residência do pedreiro Rafael Almeida, morador de Vida Nova e liderança da CAISF, que trouxe depoimentos sobre a redução dos alagamentos. “A obra melhorou 100% a questão das enchentes, não tenho palavras. Agora temos área de lazer para nossas crianças”, afirma o morador.

Social

Enquanto as obras de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga avançam, a população é informada, mobilizada e capacitada através de atividades como essa da visita, prevista no Projeto Técnico Social, que visa o fortalecimento das comunidades com ações em diferentes eixos para o crescimento econômico e a preservação do patrimônio físico e ambiental.

De acordo com Caroline Lima, coordenadora do PTS Joanes-Ipitanga, as atividades realizadas com a CAISF são essenciais para a socialização das informações estratégicas sobre as obras que estão sendo realizadas na poligonal de intervenção e das atividades desenvolvidas pela equipe social do projeto.

“As reuniões e visitas da CAISF proporcionam o diálogo entre os membros da comissão legitimados pela comunidade, os técnicos sociais e a Engenharia, nestes que são importantes momentos de entendimento e identificação das principais demandas das áreas atendidas pelas obras. Assim, as demandas identificadas são encaminhadas para serem tratadas com brevidade junto às equipes responsáveis”, conclui a coordenadora social.

Na ocasião, os participantes da visita foram apresentados ao site do PTS. No endereço eletrônico (www.ptsjoanesipitanga.com.br) podem ser encontradas todas as informações sobre o PTS Joanes-Ipitanga e os serviços que estão sendo executados pela CONDER, por meio do Consórcio Ipitanga.

Confira todas as fotos da visita à obra pela CAISF em nossa galeria.

Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.