Através de votação popular, os beneficiários e colaboradores do projeto de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga escolheram o nome Pitanguinha para o mascote do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga a serviço da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).
Ao total foram 274 votos realizados de forma presencial e online, entre os dias 06/05 e 03/06, através de formulário disponibilizado no site do projeto, no escritório social e em mobilização nas poligonais de intervenção em Lauro de Freitas e Salvador.
Eleito com 118 votos (43,07%), Pitanguinha foi inspirado na iguana, animal mais identificado nas poligonais de intervenção do projeto de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga. Beneficiários e lideranças comunitárias contribuíram desde o processo inicial de elaboração do mascote com sugestões de nomes, cores e acessórios.
“O mascote é uma representação visual importante e carismática, que toda vez que olharmos, vamos associar ao projeto”, pontua Lorrany Capinam, moradora de Itinga e representante da Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física (CAISF) do Joanes-Ipitanga.
O personagem que integra as ações desenvolvidas pelo PTS Joanes-Ipitanga tem o objetivo de compor as futuras peças gráficas e trazer ludicidade para a identidade visual do projeto, diversificando também a faixa etária do público mobilizado nas áreas de atuação.
Para Caroline Lima, coordenadora social do PTS, o mascote também simboliza o compromisso coletivo para a preservação do meio ambiente. “Pitanguinha passa a representar o aspecto lúdico na comunicação com as comunidades sobre a conservação dos equipamentos construídos pela obra e nas demais ações socioambientais previstas no projeto”, destaca.