Beneficiários do projeto Joanes-Ipitanga visitam o Parque das Dunas em atividade de educação ambiental promovida pela Conder

Beneficiários do projeto Joanes-Ipitanga visitam o Parque das Dunas em atividade de educação ambiental promovida pela Conder

Em mais uma edição da atividade “Meio Ambiente em Movimento”, 26 beneficiários das intervenções de macrodrenagem do projeto Joanes-Ipitanga em Lauro de Freitas e Salvador tiveram a oportunidade de dialogar sobre questões ambientais em visita ao Parque das Dunas, considerado o maior parque urbano de dunas, lagoas e restingas do Brasil. A ação foi realizada no fim de maio pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), através do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga.

Durante quatro horas, os moradores e jovens estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Francisco Pereira Franco, localizado em Itinga, conheceram os atrativos do Parque das Dunas e foram sensibilizados quanto à compreensão do comportamento interpessoal em relação ao meio ambiente e à valorização patrimonial e cultural.

Na ocasião, os participantes foram guiados por Jorge Santana, gestor e criador do parque, através de trilhas interpretativas nas quais puderam aprender e dialogar sobre legislação ambiental, a importância da conservação do ecossistema de restinga e da preservação do meio ambiente, além de experimentarem frutos típicos, como o cambuí.

“É muito importante o papel socioambiental que o Consórcio Ipitanga, a Conder e o Governo do Estado vêm realizando com os estudantes de escolas públicas e moradores das intervenções do projeto. A gente só conserva o que conhece e quando eles passam a conhecer, também passam a conservar”, enfatizou Jorge Santana, gestor do Parque das Dunas (@parquedasdunassalvador).

Para Cauê Santos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, a visita ao parque foi uma experiência enriquecedora. “Foi muito bom e mágico, algo que vou levar para a vida e ajudará na minha escolha para o futuro. Espero que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer porque é algo muito incrível”, pontuou o estudante de Itinga, em Lauro de Freitas.

A sensação de plantar uma muda de árvore durante a atividade também foi elogiada pela moradora Emanuelle Gonzaga em sua primeira visita ao parque. “Aprendi muitas coisas sobre meio ambiente e a sensação de plantar é muito emocionante, ajudando a natureza a seguir seu percurso. A trilha é maravilhosa e vi muitas espécies de plantas que não conhecia”, afirmou.

De acordo com Regina Alves, técnica social do PTS Joanes-Ipitanga, “a expectativa é de que os participantes possam ser semeadores de boas práticas com o meio ambiente e que essa ação possa incentivar diretamente na mudança de hábitos, atitudes e comportamentos mais sustentáveis”.

Todos os participantes da atividade receberam um kit contendo lanche, camisa e mochila personalizada com o mascote do projeto (Pitanguinha) e uma cartilha com informações sobre preservação patrimonial e ambiental.

Educação Ambiental e Patrimonial

“Meio Ambiente em Movimento” é uma das atividades promovidas gratuitamente pela Conder, através do PTS Joanes-Ipitanga, e que integra o eixo de Educação Ambiental e Patrimonial do projeto. O objetivo do eixo é manter os moradores das intervenções de macrodrenagem sensibilizados e mobilizados para mudança de atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida saudável.

Até o momento, dentro desse eixo, já foram realizadas reuniões de sensibilização para uso dos equipamentos construídos pela obra, instalação de placas educativas nos reservatórios de amortecimento, oficina de pintura em sacolas ecológicas e oficina sobre sustentabilidade, preservação patrimonial e residencial para mulheres.

Para o mês de junho está prevista a oficina de educação ambiental: da compostagem à horta para beneficiários do projeto que desejam aprender sobre os métodos de produção de composteira e horta doméstica. Para mais informações, acesse o site do projeto: www.ptsjoanesipitanga.com.br.

Confira todas as fotos da visita na galeria do site do projeto. Clique aqui.

Matéria e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.