Beneficiários do Joanes-Ipitanga visitam intervenções de macrodrenagem em Lauro de Freitas

Beneficiários do Joanes-Ipitanga visitam intervenções de macrodrenagem em Lauro de Freitas

Os benefícios das intervenções para o manejo das águas dos Rios Joanes e Ipitanga já são perceptíveis para os moradores de Lauro de Freitas. Em visita à obra realizada na manhã de sábado (12), com a presença de representantes da equipe Social e de Engenharia da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) e do Consórcio Ipitanga, 20 moradores tiveram a oportunidade de acompanhar os avanços da obra de macrodrenagem na região.

Na ocasião, os beneficiários e integrantes da Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física (CAISF) e do Coletivo de Educação Ambiental (CEA) do Projeto Técnico Social (PTS) puderam esclarecer dúvidas e observar o andamento das instalações no Canal Caji da Urbis, em Vida Nova, e nos reservatórios de amortecimento nos bairros Fazenda Cassange e Quingoma.

Ao total, serão entregues seis reservatórios de amortecimento para reter a água das chuvas e minimizar os alagamentos das ruas em Lauro de Freitas e parte de Salvador. Cinco deles contarão com áreas de urbanização e lazer com diversos equipamentos, como quadra poliesportiva, parque infantil e equipamentos de ginástica.

“Estamos com cerca de 78% da obra concluída, faltando apenas dois reservatórios e três canais para serem finalizados”, afirma Fernando Silva, engenheiro da CODES/DINEP/CONDER. De acordo com Silva, o roteiro da visita é definido a partir das frentes de obra em execução e de pontos estratégicos onde há demandas dos moradores.

Além dos reservatórios com áreas de urbanização e lazer, está sendo realizado o desassoreamento de parte do Rio Ipitanga e o revestimento de nove canais de macrodrenagem, que irão auxiliar na drenagem da água de forma mais eficiente na região.

Para Ineildes Queiroz, integrante da CAISF e moradora do Cassange, ao visualizar o trabalho de escavação e urbanização do reservatório (RA-01) durante a visita, a expectativa é que o projeto traga muitos benefícios. “Só em melhorar esses alagamentos será de suma importância, além de termos essa praça porque aqui no Cassange não tínhamos área de lazer”, ressalta a morada ao lembrar de um forte alagamento no bairro em 2009.

A visita à obra pela CAISF, que seguiu os protocolos de segurança contra a Covid-19, é fundamental para que a equipe técnica possa ter um retorno sobre as intervenções, como pontua Marco Aurélio, técnico especializado do Consórcio Ipitanga. “É sempre proveitoso porque a gente ouve as demandas da comunidade e conseguimos tirar todas as dúvidas”, afirma o técnico.

Moradora de Itinga e integrante do CEA Joanes-Ipitanga, Raquel Maia, também pontuou sobre a importância das visitas. “É muito bom para ter o esclarecimento e fica bem melhor para a comunidade interagir e fazer seus pleitos para que a CONDER consiga beneficiar ainda mais a população”, destaca.

 De acordo com Liliane Oliveira, supervisora de campo da DINEP/CONDER, é fundamental que os beneficiários possam realizar o controle social proposto pela CAISF. “Isso é muito importante para que os moradores tenham mais conhecimento dos desdobramentos das intervenções físicas e possam questionar e ter respostas da forma com que a obra está sendo executada em sua comunidade”, ressalta a assistente social.

Por meio das mobilizações realizadas pela equipe do PTS Joanes-Ipitanga, os moradores, membros e as lideranças da CAISF são sensibilizadas para participarem das atividades propostas. “A visita mostra que eles estão cada vez mais envolvidos, com nível efetivo de participação, e interessados em dialogar e trazer contribuições para o projeto”, avalia Caroline Lima, coordenadora social do PTS.

Confira todas as fotos da visita à obra na galeria do site do PTS Joanes-Ipitanga.

Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.