Feira Cidadã do PTS Joanes-Ipitanga oferta serviços de cidadania, saúde, lazer e cultura em Lauro de Freitas

Feira Cidadã do PTS Joanes-Ipitanga oferta serviços de cidadania, saúde, lazer e cultura em Lauro de Freitas

Moradores beneficiados pelas intervenções de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga, realizadas pelo Governo do Estado, tiveram acesso a serviços gratuitos de cidadania, saúde, lazer e cultura na Feira Cidadã promovida pela Conder, na quinta-feira (30), através do Projeto Técnico Social (PTS), que é executado pelo Consórcio Ipitanga. A ação realizada na praça do Largo do Caranguejo, em Lauro de Freitas, reuniu diversos órgãos, ações socioeducativas e apresentações culturais.

“O objetivo da Feira Cidadã do PTS foi sensibilizar os moradores para a preservação patrimonial e ambiental, além de levar informações e orientações sobre os cuidados com a saúde, direitos do cidadão e valorização da cultura local, através de instituições parceiras e grupos culturais das áreas de intervenção”, afirmou Caroline Lima, coordenadora social do PTS Joanes-Ipitanga.

Cerca de 300 pessoas participaram de ações socioeducativas para o meio ambiente, trânsito, consumo consciente de água e de combate ao racismo, além de terem acesso a serviços de cidadania e atividades físicas com apresentação de FitDance com professores e alunos da academia Itinga Fitness.

O público e principalmente as crianças presentes puderam interagir com as ações lúdicas do DETRAN-BA, da Embasa, da Prime Ambiental e do PTS Joanes-Ipitanga que ofereceu interação com o mascote do projeto, Pitanguinha, pintura facial e pula-pula.

Cidadania, saúde e oportunidades

Também estiveram presentes as equipes da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) com o ônibus do Centro de Referência Nelson Mandela onde ofertou ações socioeducativas e orientações, Secretaria Municipal de Saúde (SESA) de Lauro de Freitas com ações para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos e kits de testagem (HIV), Secretaria Municipal do Desenvolvimento  Social e Cidadania (SEMDESC) de Lauro de Freitas com divulgação de serviços e orientações à população e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) – Lauro de Freitas com atendimento jurídico e assistência psicossocial.

Através de ações pedagógicas, o DETRAN-BA também realizou abordagens com entrega de material de sensibilização aos motoristas e pedestres no entorno da praça. A equipe da Embasa prestou atendimentos e orientações ao consumidor e o Senac Lauro de Freitas realizou a divulgação de serviços com o balcão de oportunidades, além de ofertar serviços de manicure e pedicure, massagem relaxante, SPA das mãos e corte de cabelo para homens e mulheres.

Na busca por uma oportunidade de emprego, o morador Leomar Ribeiro cortou o cabelo durante a Feira Cidadã do PTS e elogiou a ação. “Tenho muito que agradecer a esse projeto pelos serviços ofertados. Vocês estão dando estímulos às crianças e às pessoas para viverem melhor. Eu não tinha condições de cortar esse cabelo e hoje vocês me proporcionaram essa felicidade”, comemorou o morador.

Meio ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) de Lauro de Freitas e a Prime Ambiental marcaram presença no evento com ações socioeducativas e de sensibilização socioambiental. No estande da SEMARH estavam disponíveis materiais informativos sobre compostagem e mudas de plantas para distribuição. Já a Prime Ambiental apresentou os resultados dos trabalhos de resgate e monitoramento da avifauna nas áreas de intervenção do projeto com exposição de animais silvestres empalhados.

Apresentações culturais

A Feira Cidadã do PTS Joanes-Ipitanga ainda contou com apresentações culturais, incentivando e valorizando a cultura local com grupos das áreas beneficiadas pela obra de macrodrenagem. A primeira apresentação foi do Ballet Gym Clube (@balletgym_clube), formado por crianças e jovens do bairro de Cassange, em Salvador. Na ocasião, as bailarinas do grupo fizeram apresentações mistas de balé clássico e a ginasta Rebeca Lima fez uma apresentação solo de ginástica rítmica.

O grupo de capoeira Raízes Negras (@capoeiraraizesnegras1983), da comunidade do Cassange, criado pelo mestre DoJão (em memória), também se apresentou no evento com a presença de jovens do bairro, dos mestres Espertinho, Deri, Jaquinha e das professoras Pé de Chumbo e Jurema.

Estande do PTS Joanes-Ipitanga

 No estande do PTS o público conferiu as ações realizadas, materiais de divulgação das atividades e informações gerais no catálogo entregue aos moradores com o histórico das intervenções sociais e físicas do projeto de macrodrenagem na região. Além do catálogo, a equipe do PTS disponibilizou imãs de geladeira com folhinha anual e chaveiros como brindes personalizados.

“O evento foi maravilhoso, mostrando os resultados das ações do projeto e trazendo os moradores e crianças para a praça com apresentações e serviços. Parabenizo pelo trabalho de todos”, avaliou Suzana Melo, moradora do Jardim das Margaridas e aluna do curso de Manicure e Pedicure promovido pela Conder.

Na entrada do evento também foi exposto um mural com fotos das atividades sociais do PTS e do antes e depois das intervenções de macrodrenagem em Lauro de Freitas e parte de Salvador. Aos parceiros foi entregue um kit de contendo camisa e boné de identificação da atividade e brindes personalizados.

“Vários serviços foram ofertados hoje à população. Assim como outras atividades já desenvolvidas pelo PTS, essa é uma rica atividade que a gente proporciona e agradece aos moradores de Lauro e aos órgãos por essa parceria”, destacou Alessandra Fernandes, coordenadora social da Conder.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site: www.ptsjoanesipitanga.com.br.

Clique aqui e confira todas as fotos da Feira Cidadã do PTS Joanes-Ipitanga.

Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga com contribuições da Ascom/Conder.