Conder promove roda de diálogo sobre gestão e qualificação empreendedora para beneficiários do projeto Joanes-Ipitanga

Conder promove roda de diálogo sobre gestão e qualificação empreendedora para beneficiários do projeto Joanes-Ipitanga

Com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre as diversas formas de empreendedorismo e estratégias para fortalecimento de pequenos negócios, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) promoveu uma roda de diálogo sobre gestão e qualificação empreendedora para 22 beneficiários das intervenções de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga, em Salvador e Lauro de Freitas.

A atividade, realizada no escritório do Projeto Técnico Social (PTS) e executada pelo Consórcio Ipitanga, reuniu moradores de diferentes faixas etárias e profissões, como manicures, comerciantes, artesãs, trancistas, massagistas, confeiteiros, designers de sobrancelhas e beneficiários que buscam uma qualificação para inserção no mercado de trabalho.

A facilitadora Karine Oliveira, professora da Escola de Administração da UFBA, dialogou e esclareceu dúvidas sobre as diversas formas de empreendedorismo, gestão financeira, associativa e de negócios, economia solidária e microempreendedorismo individual, dentre outros temas importantes para gerir um negócio.

“Atividades como essa possibilitam a qualificação, ampliando a criatividade e as habilidades que já existem, sobretudo de mulheres negras da periferia, para que essas pessoas possam desenvolver suas atividades de forma mais organizada e pensando na gestão”, avaliou a facilitadora Karine, que também é doutoranda no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro) da UFBA.

Para a manicure e designer de sobrancelhas Joice Santos, qualificada através dos cursos promovidos pela Conder, a roda de diálogo foi fundamental para receber dicas e ampliar sua visão de mercado. “Gostei porque a gente aprende mais a se qualificar, entendendo nossos limites e vendo onde podemos chegar. É muito gratificante ter essa oportunidade oferecida gratuitamente pela Conder e pelo Consórcio Ipitanga”, destacou a profissional.

A expectativa da equipe social do PTS Joanes-Ipitanga é de que os participantes saiam com o intuito de desenvolver estratégias “tanto para melhorar seu negócio quanto para incentivar o empreendedorismo, como alternativa de renda possível e viável, especialmente para quem foi impactado pela pandemia perdendo seu posto de trabalho”, afirmou Regina Alves, técnica social do projeto.

Qualificação Profissional

A roda de diálogo sobre gestão e qualificação empreendedora, assim como os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pela Conder, através do PTS Joanes-Ipitanga, integra o eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do projeto. O objetivo do eixo é fomentar o empreendedorismo e ampliar as potencialidades dos moradores, contribuindo com a inclusão destes no mercado de trabalho.

“Oportunidades como essas são maravilhosas, principalmente porque minha filha fez o curso de massagem através desse projeto e já está trabalhando na área”, pontuou a diarista Marineide Barbosa, moradora de Itinga e participante da roda de diálogo com inscrição confirmada no curso de confeitaria básica a ser iniciado em Lauro de Freitas.

Até o momento já foram promovidos para a comunidade cursos na área de beleza e estética, como manicure e pedicure, massagem relaxante, design de sobrancelhas e tranças e dreads, com entrega de certificado pelo projeto e Instituto Embelleze. Em junho, também foi realizada a primeira edição do curso de confeitaria básica para os beneficiários do projeto, também com entrega de certificados.

Confira todas as fotos da roda de diálogo realizada no escritório do PTS Joanes-Ipitanga. Clique aqui!

Matéria e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.