Com o objetivo de estimular o consumo consciente e promover a sustentabilidade, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) realizou a oficina de pintura em sacolas ecológicas para os beneficiários das intervenções de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga, em Salvador e Lauro de Freitas. A atividade foi realizada na manhã de sexta-feira (28/04), através do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga.
Na ocasião, 21 participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente e soltaram a criatividade para pintar as próprias sacolas com frases de sensibilização: “Mais amor, menos plástico”, “Quem planta amor colhe felicidade”, “Evolua, não polua” e “Eu reciclo!”.
A massoterapeuta Carla Melo, moradora de Itinga, pintou pela primeira vez sua ecobag e elogiou a importância da oficina para os moradores da região. “Acho fundamental que as pessoas tenham acesso à informação de como a gente pode movimentar o nosso próprio lixo em função de uma fonte de renda. A arte é uma terapia e podemos também usar isso para o nosso desenvolvimento pessoal”, afirmou a participante.
Durante a oficina foram aplicadas técnicas de pintura chapada, pintura porcelanizada e pintura livre, com a utilização de folhas e elementos da natureza, como pontuou a facilitadora Vany Oliveira. “As alunas aprenderam também a manusear os pincéis, que é de grande importância para quem vai iniciar no mundo da pintura e da arte. Elas saíram empolgadas e a expectativa é que muitas continuem a pintar não só por hobbie, mas também para fazer disso uma profissão”, destacou a artesã e artista plástica.
Além de saírem com suas ecobags personalizadas, todas as participantes receberam no kit um pincel para pintura em tecido e tintas adequadas para o material de sacola ecológica. Ao final da atividade, as alunas também receberam um certificado de participação da oficina.
Para a estudante universitária Cláudia Silva, moradora de Itinga, o empreendedorismo também foi um ponto de destaque da atividade, pois “a oficina traz uma visão ampla de que você pode adquirir recursos através da criatividade, fazendo algo para evoluir e ganhar dinheiro com isso”.
De acordo com Regina Alves, técnica social do PTS Joanes-Ipitanga, a oficina cumpriu seu objetivo e superou as expectativas. “As participantes ficaram extremamente satisfeitas, animadas e realizadas com a arte que fizeram em suas sacolas, além de terem refletido sobre seus compromissos com o meio ambiente, diminuindo os resíduos produzidos e pensando sobre o consumo de maneira mais consciente e sustentável para o planeta”, pontuou.
Qualificação Profissional
Além das atividades do eixo de Educação Ambiental e Patrimonial, a CONDER também oferece cursos gratuitos de qualificação profissional, através do PTS Joanes-Ipitanga, no eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do projeto. O objetivo é fomentar o empreendedorismo e ampliar as potencialidades dos moradores, contribuindo com a inclusão destes no mercado de trabalho.
O próximo curso de qualificação profissional previsto para o mês de maio é o de Confeitaria Básica, com inscrições abertas até o dia 19 de maio por telefone: (71) 99647-9407, pelo formulário online: https://forms.gle/YgM8bhrVk24iiaWGA ou na sede do escritório social na Rua Valentina dos Santos, Quadra E, Loteamento Santa Bárbara, Itinga (Lauro de Freitas), ao lado da antiga clínica SEMI.
Outra oportunidade também para maio é a Roda de Diálogo sobre Gestão e Qualificação Empreendedora para os beneficiários que desejam aprender sobre empreendedorismo, qualificação profissional e receber dicas de como melhorar o próprio negócio. As inscrições seguem abertas até o dia 19 de maio. Para mais informações, acesse o site do projeto: www.ptsjoanesipitanga.com.br.
Clique aqui e confira todas as fotos das sacolas personalizadas pintadas pelas participantes na galeria do site do projeto!
Texto e fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga