CONDER promove oficina de pequenos reparos residenciais para mulheres beneficiárias do projeto de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga

CONDER promove oficina de pequenos reparos residenciais para mulheres beneficiárias do projeto de macrodrenagem do Joanes-Ipitanga

Com o objetivo de estimular a preservação patrimonial e ampliar a independência feminina em pequenos reparos feitos em casa, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), através do Projeto Técnico Social (PTS) executado pelo Consórcio Ipitanga, realizou nesta quinta-feira (09/03) a Oficina sobre Sustentabilidade, Preservação Patrimonial e Residencial para mulheres beneficiárias das intervenções de macrodrenagem em Salvador e Lauro de Freitas.

A atividade, realizada com duas turmas na sede do Entre Minas (@entreminaservicos), no bairro do Garcia, foi ministrada pela instrutora May Barros. Durante a oficina, as 15 participantes puderam aprender noções de manutenção elétrica e hidráulica e realizar pequenos consertos residenciais com o manuseio de ferramentas básicas, além de dialogar sobre empoderamento feminino e hábitos de consumo consciente.

“A expectativa é que elas saiam daqui fortalecidas, com autonomia e se sentindo seguras para realizarem pequenos reparos em casa e quem sabe até ter uma renda extra”, avaliou a facilitadora May Barros, destacando a importância da atividade ser promovida no mês das mulheres.

Com ferramentas na mão e circuito elétrico montado, a contadora e moradora de Itinga, Gabrielle Guimarães, afirmou que “o curso foi de extrema importância para mulheres que desejam autonomia, moram sozinhas e não querem depender de um profissional”. “Além disso, entendo que posso sim, como mulher, fazer o que eu quiser”, destacou a participante.

Na ocasião, todas as alunas receberam certificado e um kit, com material didático e ferramentas (alicate universal, chave de fenda e chave teste), para colocarem em prática os conteúdos teóricos e práticos aprendidos na oficina e terem a possibilidade de iniciar mais uma fonte de renda.

Mês da mulher

 No mês de março, também será executado, pelo PTS Joanes-Ipitanga, o Curso de Manicure e Pedicure para beneficiárias do projeto de macrodrenagem em Lauro de Freitas e Salvador. Com inscrições já encerradas, o curso irá possibilitar acesso à formação profissional em uma das áreas de maior expansão na área da beleza e estética.

Para Regina Alves, técnica social do PTS Joanes-Ipitanga, atividades como essas fortalecem também as redes de apoio e o empreendedorismo feminino. “Buscamos proporcionar com essas atividades a descoberta de novos saberes e habilidades, reconhecendo potências femininas para que elas possam conquistar sua autonomia e ampliar as possibilidades de fonte de renda.”

Confira todas as fotos da oficina clicando aqui.

Texto: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga

Fotos: Josemar Barros e Luciano Marins/Consórcio Ipitanga