As obras de macrodrenagem, em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), em Lauro de Freitas e parte de Salvador, também irão beneficiar as comunidades do Quingoma e Caji. Além da construção de um reservatório de amortecimento para amenizar os problemas de alagamentos nos períodos de chuvas intensas, serão criadas também áreas de lazer na região. A população das duas localidades, recentemente, conheceu o projeto, apresentado pelas equipes do Social da companhia e do Consórcio Ipitanga. Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas e apresentados os benefícios das intervenções para o manejo das águas dos rios Ipitanga e Joanes.
Cerca de 40 moradores participaram do encontro, que seguiu as medidas preventivas contra a Covid-19, no canteiro de obras do Consórcio Ipitanga. Na ocasião, o público recebeu também orientações sobre os atendimentos realizados pelo Projeto Técnico Social (PTS).
“É uma obra de extrema importância e esse encontro é fundamental porque tanto esclarece como traz as necessidades da comunidade”, afirma Regiane Aragão, moradora que elogiou a reunião.
Na comunidade será construído um reservatório de amortecimento (Parque das Águas) com capacidade para armazenar aproximadamente 130 mil metros cúbicos de água em períodos chuvosos de grande intensidade.
Além do reservatório, serão entregues áreas de urbanização e lazer com diversos equipamentos como ciclovia, equipamentos de ginástica, parque infantil e o barramento que está sendo construído.
“O barramento é justamente para evitar que, com a chuva, as águas passem direto para as ruas de Lauro de Freitas. O reservatório retém a água e através do barramento, ela vai escoar aos poucos e fluir para minimizar as inundações na região”, explica Eliezer Silveira, técnico especializado do Consórcio Ipitanga.
Para Liliane Oliveira, supervisora de campo da CONDER, as reuniões informativas são extremamente importantes para que o morador seja ouvido e consiga tirar suas dúvidas. “É através das reuniões que a equipe do Social da CONDER e do Consórcio apresenta o Projeto Social e consegue minimizar os anseios, dirimindo dúvidas sobre as etapas das intervenções e a importância da participação dos moradores nas ações que estão sendo desenvolvidas pelo Trabalho Técnico Social”, pontua a supervisora.
Confira todas as fotos da reunião na galeria do site do PTS Joanes-Ipitanga.
Texto: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga e ASCOM/CONDER.
Fotos: Luciano Marins/Consórcio Ipitanga.