Na manhã de segunda-feira (08), representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), do Consórcio Ipitanga e da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) de Lauro de Freitas participaram de uma reunião de sensibilização para uso dos equipamentos da obra de macrodrenagem dos rios Joanes e Ipitanga que serão entregues para a comunidade do Jardim Tropical.
O objetivo do encontro, previsto no Projeto Técnico Social (PTS) do Projeto de Macrodrenagem do Joanes-Ipitanga, foi apresentar o resultado das intervenções de macrodrenagem na comunidade. Entre eles estáo Parque da Mata , quarto reservatório de amortecimento que será entregue pelo Governo do Estado para reduzir o impacto dos alagamentos em Lauro de Freitas.
Jorge Lima, fiscal da CONDER, ressaltou a importância da reunião para que os moradores possam ser sensibilizados sobre os cuidados com os equipamentos. “A gente espera que, com a utilização adequada contribua para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, avaliou Lima.
Cerca de 50 moradores participaram da reunião e puderam esclarecer todas as dúvidas, além de realizar algumas solicitações à Prefeitura de Lauro de Freitas para o entorno do Parque da Mata, que conta com quadra poliesportiva, parque infantil e ciclovia.
Para Paulo Sacramento, coordenador do Movimento de Mobilidade Urbana da Sociedade Civil de Lauro de Freitas e integrante de um terreiro na comunidade, a obra vai trazer muitos benefícios com a revitalização do espaço. “A gente agradece ao governo do Estado, ao Consórcio e a Prefeitura por uma obra tão importante como essa. Isso é fundamental para todos nós neste momento”, afirmou.
De acordo com Carolina Homem, subcoordenadora social da CONDER, a expectativa é que a comunidade tenha conhecimento de todos os equipamentos que estarão disponíveis, inclusive dos cuidados com a área alagável do reservatório, e também saiba dessa parceria entre a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Governo do Estado.
A coordenadora executiva da SEINFRA de Lauro de Freitas, Rita Menezes, ressaltou que a participação da comunidade como agentes multiplicadores é fundamental nessa parceria. “O equipamento como um todo é de grande porte, vai trazer benefícios extremos ao município e a comunidade é parceira no processo de conscientização sobre a sua manutenção”, destacou.
Projeto de Macrodrenagem Joanes-Ipitanga
O Projeto de Macrodrenagem dos rios Joanes-Ipitanga tem uma concepção inovadora e sustentável, que contribuirá para minimizar os impactos das enchentes em Lauro de Freitas e alguns bairros de Salvador, beneficiando mais de 200 mil pessoas.
Para isso, estão sendo construídos seis reservatórios de amortecimento, que irão reter parte do volume de água durante os períodos chuvosos que, posteriormente, irá escoar de forma paulatina e com uma vazão controlada. Em paralelo, estão sendo revestidos nove canais de macrodrenagem, que auxiliarão na drenagem da água de forma mais eficiente. Além disso, está sendo realizado o desassoreamento do Rio Ipitanga, que consiste no alargamento de sua calha.
Social
Enquanto as obras de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga avançam, a população é informada, mobilizada e capacitada através de atividades previstas no Projeto Técnico Social (PTS), que visa o fortalecimento das comunidades com ações em diferentes eixos para o crescimento econômico e a preservação do patrimônio físico e ambiental.
O foco das atividades realizadas pelo PTS está na capacitação de lideranças, qualificação profissional, educação ambiental e empreendedorismo, além da promoção do resgate histórico, através de atividades de lazer e cultura.
Texto e fotos: Luciano Marins (ASCOM PTS)