O Projeto

O Projeto

Projeto de Macrodrenagem Joanes-Ipitanga

O Governo do Estado da Bahia está realizando intervenções integradas para o manejo das águas pluviais no Rio Ipitanga e afluentes e no Rio Joanes, nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador (BA), visando reduzir os alagamentos em períodos de fortes chuvas e beneficiar mais de 200 mil pessoas.

O projeto de macrodrenagem Joanes-Ipitanga contou com financiamento federal e estadual de R$ 210 milhões e execução da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), por meio do Consórcio Ipitanga, liderado pela Álya Construtora.

A partir da concepção de drenagem sustentável, os alagamentos são mitigados a partir da retenção de água em seis reservatórios de amortecimento (RAs) e do aumento da capacidade do escoamento do Rio Ipitanga, através do aumento da seção de sua calha e do seu desassoreamento. Além disso, o projeto contemplou a retificação e ampliação da capacidade de oito canais de macrodrenagem, localizados em áreas densamente urbanizadas no município de Lauro de Freitas.

Os reservatórios foram construídos para diminuir as cheias que afluem à área urbana. Ao total, os seis reservatórios do projeto possuem volume de amortecimento de mais de 1,4 milhões de metros cúbicos. Cinco deles contam com áreas de urbanização e lazer com diversos equipamentos, como parque infantil, quadra poliesportiva, ciclovia e equipamentos de ginástica. Estes reservatórios também contam com um barramento para contribuir com o escoamento gradativo da água para mitigar o transbordamento em vias públicas.

A acessibilidade também é um ponto de destaque nos equipamentos construídos pela obra. O projeto conta com piso tátil de alerta, rampas de acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e brinquedos adaptados nos parques. Em períodos chuvosos de grandes intensidades, os portões da área de lazer alagável (parques, ciclovias e campos de futebol) são fechados por motivos de segurança.

Reservatórios de Amortecimento

1. Parque Rosa dos Ventos (RA-03)

Data de conclusão das obras: Janeiro/2020

Localização: Entre os bairros de Jardim das Margaridas (Salvador) e Itinga (Lauro de Freitas)

2. Parque Alameda dos Ingazeiros (RA-04)

Data de conclusão das obras: Julho/2020

Localização: Centro de Lauro de Freitas

3. RA-04 A

Data de conclusão das obras: Abril/2020

Localização: Base Aérea de Salvador

4. Parque da Mata (RA-05)

Data de conclusão das obras: Fevereiro/2021

Localização: Jardim Tropical (Lauro de Freitas)

5. Parque das Águas (RA-06)

Data de conclusão das obras: Outubro/2022

Localização: Vida Nova/Quingoma (Lauro de Freitas)

6. Parque Sítio das Palmeiras (RA-01)

Data de conclusão das obras: Julho/2022

Localização: Cassange (Salvador)

A canalização dos córregos Caji da Urbis, Jardim dos Pássaros, Santa Júlia, Jaraguá, Lagoa dos Patos, Fazendão, Xangô-Oxalá e Japonês contribui para a integração das bacias, coletando seus deflúvios e ampliando e/ou renaturalizando seus canais, de forma a minimizar a ocorrência de inundações. A execução dos serviços foi realizada de maneira cuidadosa, tendo em vista que as intervenções são áreas densamente ocupadas nas proximidades dos canais.

O conjunto de intervenções teve como objetivo melhorar a qualidade de vida da população de Lauro de Freitas e Salvador. Sensibilize a sua comunidade para preservar os equipamentos construídos.

Mantenham os parques e espaços de convivência limpos, utilizem as lixeiras para coleta seletiva e não danifiquem os equipamentos e as placas de sinalização instaladas. Os benefícios são para todos! As placas e sinalizações de segurança dos parques e reservatórios devem ser respeitadas para prevenção de acidentes.

Projeto Técnico Social

Enquanto as obras de macrodrenagem dos Rios Joanes e Ipitanga avançam, a população é informada, mobilizada e capacitada através de atividades previstas no Projeto Técnico Social (PTS), que visa o fortalecimento das comunidades com ações em diferentes eixos para o crescimento econômico e a preservação do patrimônio físico e ambiental.

As atividades previstas no projeto foram elaboradas com base na realidade socioeconômica, histórica e cultural das famílias que vivem em Lauro de Freitas e parte de Salvador. O foco das atividades é a capacitação de lideranças, qualificação profissional, educação ambiental e empreendedorismo, além da promoção do resgate histórico, através de atividades de lazer e cultura.

O PTS Joanes-Ipitanga é norteado por quatro eixos: 1) Mobilização, Organização e Fortalecimento Social; 2) Acompanhamento e Gestão Social da Intervenção; 3) Educação Ambiental e Patrimonial e 4) Desenvolvimento Socioeconômico. 

Os 4 eixos do PTS Joanes-Ipitanga

Eixo 1: Mobilização, Organização e Fortalecimento Social

Tem como objetivo a implementação de processos de informação, mobilização, organização e capacitação da população beneficiada, visando fomentar a autonomia e o protagonismo social, bem como o fortalecimento das organizações existentes no território, a constituição e a formalização de novas representações e novos canais de participação e controle social.

Eixo 2: Acompanhamento e Gestão Social da Intervenção

Visa a contribuição para a sustentabilidade da intervenção, por meio da gestão estratégica das ações sociais voltadas para o conhecimento, acompanhamento, negociação e apropriação pelos participantes de todo o processo de execução da obra, bem como da elaboração dos Planos de Reassentamento e de Capacitação e Gestão Condominial.

Eixo 3: Educação Ambiental e Patrimonial

Visa contribuir, através da educação, do conhecimento e da análise crítica do meio que os cerca, na mudança de comportamento e atitude por parte dos beneficiários em relação ao meio ambiente e ao patrimônio, colocando os moradores como protagonistas de suas comunidades, permitindo assim que os benefícios implantados sejam sustentáveis e haja melhoria na qualidade de vida de todos.

Eixo 4: Desenvolvimento Socioeconômico

Tem como objetivo implementar e fortalecer processos de inclusão produtiva por meio de atividades de iniciação e orientação profissional, do apoio aos empreendedores individuais e coletivos, articulações com o poder público e privado tendo em vista a sustentabilidade dos mesmos a longo prazo.

Cursos e atividades gratuitas
já realizadas pelo PTS

Capacitação de lideranças comunitárias em gestão

– Intercâmbios de conhecimento entre lideranças
– Visitas à obra pela CAISF

Atividades de lazer e cultura

– Eventos culturais em datas comemorativas
– Oficinas sobre cultura de matriz africana
– Sessão de cinema

Educação Ambiental e Patrimonial

– Oficina de Formação de Educadores Ambientais Populares – CEA
– Oficina para coleta seletiva
– Oficina Jovens Moradores Iniciação e orientação para geração de renda
– Palestra sobre economia solidária e economia criativa
– Palestra para divulgação de órgãos voltados à capacitação profissional

Cursos de qualificação e capacitação profissional para fortalecimento das comunidades

– Qualificação profissional para adolescentes
– Curso de capacitação para formação de pequenos negócios

Apoio a empreendimentos já existentes

– Assessoria para empreendedores
– Palestra Aprendendo a Empreender

Atendimentos individuais

Os atendimentos presenciais são realizados dentro do Plantão Social no escritório social do PTS Joanes-Ipitanga ou nos dias do plantão itinerante com nosso trailer em pontos estratégicos das poligonais de intervenção do projeto. Trata-se de um espaço de escuta e acolhimento dos beneficiários, no qual serão disponibilizadas informações sobre as Intervenções Integradas de Manejo de Águas Pluviais no Rio Ipitanga e Afluentes e no Rio Joanes. 

Neste espaço, além de acolher a demanda do morador, o técnico responsável também prestará informações sobre os objetivos do PTS, como também sobre as medidas compensatórias previstas no projeto para as famílias que serão remanejadas de seus imóveis em função das intervenções de obras. Através do Plantão Social é possível prestar esclarecimentos, coletar documentação e fornecer orientações acerca dos serviços prestados pela rede socioassistencial, caso seja necessário. Enquanto aguarda atendimento, você pode pegar emprestado um dos nossos livros da estante para leitura.

Os atendimentos no escritório social do PTS acontecem nas terças e quintas-feiras, sempre das 9h às 12h e das 13h às 16h. O escritório está localizado na Rua Valentina dos Santos, Quadra E, Nº 1, Loteamento Santa Bárbara, Itinga, Lauro de Freitas (BA), ao lado da antiga clínica Semi. 

Além de ter um espaço chamado Plantão Social, o escritório dispõe de uma equipe com diversos profissionais capacitados para responder todas as dúvidas que surgirem. Se você e seus vizinhos não puderem se deslocar até o escritório social, basta ligar pedindo que uma equipe de técnicos vá até você para uma conversa e esclarecer dúvidas.

Visitas domiciliares

Além disso, a equipe social do PTS realiza visitas domiciliares, que são instrumentos que possibilitam uma maior aproximação da rotina e realidade das famílias residentes da poligonal de intervenção, como também permite complementar a percepção técnica da equipe. As visitas domiciliares só acontecem a partir da necessidade observada pelo profissional nos atendimentos individuais realizados com os usuários, bem como em função da necessidade de complementar informações sobre estudo de caso, ou através de uma ação multiprofissional entre o técnico social e o engenheiro.

CAISF

Todos ganham quando a comunidade participa da obra. Quem está executando recebe o retorno dos moradores e as comunidades ficam informadas e apresentam suas demandas. Na macrodrenagem do Joanes-Ipitanga esta participação acontece, a partir de uma comissão formada pela eleição de representantes locais voluntários. A Comissão de Acompanhamento à Intervenção Social e Física (CAISF) é formada por representantes de todas as áreas beneficiadas pela obra e discute os assuntos pautados pelas subcomissões e comissões temáticas. Desta maneira, a comunidade terá conhecimento sobre o andamento da obra e será informada sobre as atividades do Projeto Técnico Social (PTS). O representante deve ter disponibilidade para participar das atividades e manter a comunidade informada.